Campos é Destaque na Geração de Empregos no Estado do Rio de Janeiro

A cidade de Campos (RJ) se destaca como a terceira maior geradora de empregos no Estado do Rio de Janeiro, entre 92 municípios fluminenses, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. O estado do Rio de Janeiro mantém a segunda posição no ranking nacional de geração de empregos nos últimos 12 meses.

A cidade do Rio liderou com o melhor saldo de empregos (8.570), seguida por Duque de Caxias (1.165), Campos dos Goytacazes (655), Niterói (628) e Macaé (475).

O diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, economista Ranulfo Vidigal, comentou em matéria ao Fatore: “Essa conjuntura virtuosa traz consigo o aumento da massa ampliada de rendimentos do trabalho. Ela retrata a conjunção de fatores como a recuperação econômica local, a estabilidade financeira do governo Wladimir, a recuperação gradativa dos salários do funcionalismo, as parcerias do poder público captando recursos nos orçamentos da União e Estado, e o incremento no investimento único local em infraestrutura.”

Além disso, o estado se destaca com o terceiro maior salário médio de admissão: R$ 2.198,43.

No primeiro quadrimestre de 2024, o estado gerou 57.757 postos de trabalho com carteira assinada, representando um aumento de 18,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram criados 48.713 postos de trabalho. Somente em abril deste ano, 16.077 novos vínculos empregatícios foram registrados. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

“O importante indicador do desempenho econômico, a geração de empregos, está diretamente ligada à qualidade de vida da população, e contribui significativamente para a estabilidade da economia. Empregos geram renda e aumentam o consumo, estimulando o crescimento da produção e levando a indústria e o comércio a contratarem mais. É o círculo virtuoso que estabelecemos no Estado do Rio. Trabalhamos duro e sem trégua para manter a economia fluminense aquecida e gerar mais empregos e renda para todos,” declarou o governador Cláudio Castro.

O Observatório do Trabalho, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, identificou que todos os cinco setores de atividade econômica analisados apresentaram saldo positivo em abril. Os setores que mais contribuíram para a geração de empregos formais foram Serviços, com 10.164 novos postos de trabalho; Indústria, com 2.566; e Construção, com 2.010.