Campos na liderança nas Regiões Norte/Noroeste em abertura de empresas

O município de Campos é o 6º do Estado do Rio de Janeiro em abertura de novas empresas e se mantém na liderança nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, segundo dados da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro). Só este ano foram abertas no município 1.263 novas empresas de diferentes segmentos. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (05), dia em que se comemora o Dia do Empreendedor. 

Acima de Campos, estão municípios como a capital Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo e Nova Iguaçu.  “Na minha opinião, isso reflete o bom momento da economia campista já retratada pela geração de vagas no Caged”, informa o diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campos, o economista Ranulfo Vidigal.  

Ele explica que Campos vive um novo momento da economia com os pagamentos dos salários dos servidores e fornecedores em dia. “Essa injeção de recursos mensal, de forma regular, impacta positivamente em toda cadeia produtiva´. Além de contribuir para fomentar a economia, também, trouxe de volta a credibilidade para o município com os investidores abrindo novas empresas, o que acaba gerando emprego e renda no município”.

De acordo com dados do Sebrae, o município de Campos possui 29.795 novos Microempreendedores Individuais (MEIs) 

EMPREGABILIDADE

Campos também é o 7º município do Estado do Rio de Janeiro que mais gera emprego, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Pelo oitavo mês seguido, o município de Campos gera saldo positivo na empregabilidade. Em agosto totalizou 452 vagas, com destaque para Comércio Varejista com 235 vagas e Serviços, 129 vagas. A Indústria gerou 69 vagas e a Construção Civil, 79. O total de vagas até agosto é de 4.905 vagas e já supera em 20% o total de 2022, que foi de 4.111 vagas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos