Campos: saldo positivo de geração de empregos pelo sétimo mês consecutivo

Até julho deste ano, Campos somou 4.466 vagas com carteira assinada; número já superou o quantitativo alcançado nos anos anteriores

Campos segue com saldo positivo na geração de empregos pelo sétimo mês consecutivo. O total de abertura de vagas com carteira assinada nos sete meses deste ano já superou os números alcançados nos 12 meses dos anos anteriores. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta semana, apontam que até julho deste ano, Campos registrou o saldo de 4.466 empregos formais.

Só no mês de julho, o destaque foi para a agropecuária, que gerou 101 empregos. Já de janeiro a julho de 2024, o acúmulo de 4.466 empregos foi impulsionado pelo setor de serviços. Neste caso, o setor realizou 3.051 admissões no período, seguido da agropecuária, com a criação de 833 postos formais. Ainda no acumulado do ano, o setor de indústria gerou 545 empregos, enquanto a construção civil, 361.

O diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, economista Ranulfo Vidigal, destaca que, atualmente, Campos segue na liderança da empregabilidade formal no Norte Fluminense neste ano. “A contribuição da Prefeitura para essa conjuntura virtuosa está, sobretudo, na estabilidade orçamentária, investimentos em infraestrutura e apoio creditício e institucional para a classe empreendedora local. Além disso, a massa de salários na cidade continua crescendo quase 10%. Consequentemente, tais fatores colocam a cidade como a 20ª mais importante do país, fora das grandes capitais”, explicou.

Em 2021, ainda de acordo com dados do Caged, Campos registrou o saldo de 3.224 empregos formais. Já em 2022, segundo ano de gestão do prefeito Wladimir Garotinho, o total do ano foi de 4.090. E em 2023, o município somou 3.987 vagas de trabalho com carteira assinada.