CCZ atua em mais uma ocorrência de maus-tratos a animal; homem foi preso por arrastar cachorro em rua de Campos

Mais um caso de maus-tratos a animais foi registrado em Campos. Nesta quarta-feira (17), a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foi acionada pela Polícia Civil após um homem arrastar um cachorro, amarrado em uma corda, enquanto conduzia um veículo pelas ruas do bairro Turf Club, em Campos. 

A crueldade foi flagrada por um circuito de câmeras de segurança e por moradores do bairro. O cachorro da raça dálmata, foi resgatado e avaliado por uma veterinária. O animal teve ferimentos nas patas. O homem foi preso em flagrante e autuado por maus-tratos. 

“Uma veterinária nossa foi até a delegacia para avaliar o cão, que apresentava ferimentos na pata, constatar os maus-tratos e conduzi-lo ao canil do CCZ, onde ficará acautelado”, disse o diretor do CCZ, Carlos Morales, que voltou a afirmar que abandono e maus-tratos aos animais são crimes. Segundo ele, a Lei Federal n° 14.064/20, sancionada em setembro de 2021, aumentou a pena de detenção de um ano para até cinco anos para quem cometer esses crimes.

Em Campos, as denúncias podem ser feitas ao 8° Batalhão de Polícia Militar (8° BPM), através do 190 ou mensagem, via direct, nas redes sociais (Facebook e Instagram) do batalhão. Morales disse que o órgão não tem poder de polícia, mas a equipe, quando acionada, vai ao local para recolher o animal e levá-lo para o curral ou canil do órgão. O CCZ também recolhe animais soltos nas vias públicas. Nesses casos, a pessoa pode ligar para o número (22) 98173-0471.