O Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense, que funciona no Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC), localizado na Travessa Santo Elias, no Jardim Carioca, em Campos, foi alvo de furto e vandalismo na madrugada desta quinta-feira (21). O equipamento, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, tinha portas danificadas e estava revirado. Além disso, teve diversos eletrodomésticos, insumos e materiais de trabalho furtados.

A 146ª Delegacia de Polícia de Campos investiga o crime. Os itens levados, entretanto, incluem um aparelho celular, uma cafeteira, um ventilador de pé, materiais de escritório (como canetas, clipes, grampeadores e resmas de folhas A4) e materiais do curso de cabeleireiro oferecido no local.

“Pra todos nós, da equipe, foi violento, apesar de não estarmos presente no momento, porque a gente já vem sofrendo algumas importunações. Refletimos também sobre o fato de sermos o único setor, dentro do NAC, a sofrer este tipo de vandalismo. Será que pelo fato de atendermos a população LGBTIQIAPNB+ ?”, questionou a coordenadora do Centro de Cidadania, a advogada Shana Ribeiro.
Rio aprova lei para proteger vítimas de trabalho escravo
Devido ao ocorrido, o equipamento não funcionou nesta quinta-feira. A previsão é de retornar com as atividades na próxima terça-feira (26). Por conta do furto do aparelho celular, comunique-se pelo e-mail institucional [email protected].
O Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense, no entanto, é um equipamento que recebe a demanda do público LGBTIQIAPN+ da região. Além disso, oferece os serviços de orientação jurídica, atendimento psicológico e de saúde, além de assistência social. Foi instalado em Campos em abril de 2021, através de parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.