Cerca de 170 famílias receberam o Cartão Goitacá em Morro do Coco 

A Prefeitura de Campos realizou, na manhã desta quarta-feira (08), mais entrega do Cartão Goitacá. Desta vez os moradores referenciados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Morro do Coco receberam 172 cartões, na Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo. As famílias comemoraram por terem sido contempladas com o benefício que garante a transferência de renda.

A dona de casa Nelsilene Oliveira, que veio da cidade de Linhares-ES para Campos há 22 anos, comemorou a entrega do cartão. “É uma benção para nós. Somos gratos por este programa”, declarou Nelsilene.

Quem também já planejou a próxima refeição, após receber o cartão, foi a Maria Aparecida dos Anjos. “Vou direto para o supermercado comprar um arroz, uma carne. Fazer uma carne assada com uma batatinha dourada. Esse benefício vai ajudar bastante”, comemorou Maria. 

Outra beneficiária, Juliana Balbino, grávida de um menino, já imagina o que comprará para ele, após seu nascimento, com o valor de R$ 200,00 por mês disponibilizado por meio do Cartão Goitacá. “É complicado porque sem serviço e grávida, a pessoa não consegue trabalhar, e vai ser muito bem-vindo. Com o cartão, eu vou comprar as coisas que ele gostar. Tem muitas mães que não têm como comprar, não têm condições”, disse Juliana.

Sabrina Pires Duarte, de 28 anos, moradora da Represa em Morro do Coco, comemorou o recebimento do Cartão Goitacá:  “Moro de aluguel. O cartão é mais uma renda, além do Auxílio Brasil. As coisas estão muito caras e me dá um alívio saber que poderei comprar mais algumas coisas para meus filhos”.

O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, representou o prefeito Wladimir Garotinho na entrega dos cartões. “Estamos felizes em estar no interior, também para entregar os cartões e garantir a segurança alimentar das famílias. Mensalmente estaremos incluindo novas famílias que estiverem dentro dos critérios técnicos. Fiquem tranquilos e avisem aos vizinhos”, explicou Rodrigo.

O Cartão Goitacá foi lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social no dia 31 de Maio. Serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.

Os beneficiários são acompanhados pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

E, ainda, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.