Clima louco: após calorão, Brasil entra em alerta para tempestades

1 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Após o ápice da onda de calor nesta semana, que fez a temperatura bater reciordes em vários estados, o Brasil se prepara agora para a chegada de fortes chuvas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial” para tempestades em sete estados – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná – e no Distrito Federal.

Segundo o Climatempo, os temporais persistirão no sul e se estenderão para outras regiões ao longo desta sexta-feira (17/11) e durante o fim de semana.

Estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já vêm enfrentando elevados acumulados de chuvas, estão em alerta de “grande perigo” devido às tempestades. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos e deslizamentos devido aos temporais.

Os termômetros atingindo marcas recordes na última semana são atribuídos à quarta onda de calor do ano, intensificada por um El Niño considerado atípico e pelos efeitos do aquecimento global.

Com a gradual entrada de umidade no país, um sistema propício ao desenvolvimento de tempestades se formou.

Fonte: Bangu Ao Vivo

Compartilhe essa notícia