Crianças internadas no Hospital Ferreira Machado ganham bailinho de Carnaval

Entre confetes, serpentinas e marchinhas carnavalescas, as crianças internadas na Clínica Pediátrica do Hospital Ferreira Machado (HFM) receberam nesta quarta-feira (15), um baile de Carnaval com direito a fantasias e máscaras. Para comemorar, o festejo teve decoração temática, bolo, doces, sucos e pipocas, que abrilhantaram o setor. O evento contou com a colaboração das equipes de psicologia, enfermagem e recreação.

“É importante realizar ações que tornam a assistência mais humanizada, pois amenizam o sofrimento das crianças internadas, principalmente por longos períodos. É uma época propícia para as crianças imaginarem um mundo de fantasias e isso é bastante positivo”, comentou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.

A celebração faz parte das ações de humanização da pediatria voltada para o acolhimento e a melhoria na qualidade da assistência prestada aos pacientes, como esclarece Alice Alves Faria, Coordenadora da Enfermagem da Pediatria. “Com muita alegria, esse foi o primeiro evento de 2023 do nosso projeto de Humanização. Todas as crianças participaram e conseguimos fazer uma grande festa para alegrar o ambiente e gerar esperança para a criança e o acompanhante”, celebrou.

Vestidas de personagens de desenhos infantis, as crianças dançaram, brincaram e aproveitaram os quitutes oferecidos pelo setor, no embalo dos ritmos brasileiros, ao som de voz e violão, comemorando essa alegre festa da cultura brasileira.

Após ser atropelado, o pequeno Davi Lucas foi internado no HFM e mesmo não podendo sair da cama, foi para a festa aproveitar o baile de Carnaval. Durante a comemoração, a mãe elogiou a festa e o atendimento dado ao filho.

“Ninguém está em um hospital porque quer, é um momento difícil. Poder viver essa festa é gratificante, tanto para o acompanhante quanto para a criança que sai do foco da internação. O Hospital Ferreira Machado, a equipe, os organizadores da festa, todos estão de parabéns”, esclareceu Daniele Chagas Lima.

A intenção foi proporcionar um dia diferente às crianças, repleto de alegria, música e diversão, como comenta a psicóloga da pediatria, Gianne Siqueira. “Essas ações movimentam um pouco a rotina da criança, faz com que eles se sintam mais leves, pois até durante a construção da festa eles participam e isso é muito legal. Até quem não pode sair do leito, nós levamos um pouco da festa até eles, para assim todos poderem curtir”, disse.

A animação durou a tarde toda e aconteceu no hall de entrada da Clínica Pediátrica. Familiares e acompanhantes das crianças aprovaram a iniciativa, levando em conta a descontração promovida pela unidade de saúde. “Por ficarem aqui por muito tempo, as crianças acabam ficando entediadas e essa festa foi fundamental para alegra-los. Só tenho a agradecer todos os profissionais pelo carinho. É gratificante para os pais/responsáveis saber que a criança está sendo bem cuidada, estou muito feliz com todo o atendimento”, destacou a Ana Claudia Rodrigues Machado, tia do Davi Machado de 11 anos.