Dia do Assistente Social: garantindo direitos e proteção aos pacientes do HFM

Para marcar o Dia do Assistente Social, o Hospital Ferreira Machado (HFM) promoveu uma manhã especial, nessa quarta-feira (15). Profissionais que atuam na unidade foram homenageados com um café realizado no refeitório, como forma de reconhecimento pelo seu importante trabalho. O evento foi uma iniciativa para parabenizar todos os servidores que contribuem diariamente para o cuidado e o bem-estar dos pacientes e acompanhantes. Durante o café da manhã, houve distribuição de um brinde simbólico em celebração à data.

“A valorização dos profissionais de assistência social é uma das nossas prioridades, e eventos como esse refletem nosso compromisso em reconhecer e apoiar aqueles que dedicam suas vidas a ajudar os outros”, destacou o superintendente do HFM, Arthur Borges.

Para a assistente social do pronto-socorro Valéria Henrique Oliveira, a celebração do Dia do Assistente Social é uma oportunidade de reconhecer o trabalho árduo realizado por toda a equipe. “Nosso objetivo é garantir o melhor atendimento possível para os pacientes e suas famílias, oferecendo apoio, orientação e assistência em momentos difíceis”, ressaltou.

Papel Fundamental

No HFM, os assistentes sociais desempenham um papel fundamental não apenas na assistência médica, mas também na orientação e proteção dos pacientes em diversas esferas de suas vidas. Com décadas de experiência, profissionais como Maria Valéria Rodrigues, que trabalha no pronto-socorro do HFM há 35 anos, dedicam suas vidas a garantir que os pacientes recebam todo o apoio necessário, não apenas durante a internação, mas também após sua passagem pelo hospital.

“Trabalhamos muito com a orientação na relação de benefícios de prestação continuada, questões trabalhistas, previdenciárias de INSS. E esse acolhimento em relação ao paciente e nos direitos dele é essencial”, destaca Maria Valéria. Ela ressalta a importância da interlocução com o Ministério Público em casos de pacientes idosos, deficientes e fragilizados, garantindo que seus direitos sejam protegidos.

Além disso, os assistentes sociais do HFM não se limitam ao atendimento dos pacientes internados. Eles também lidam com uma demanda externa significativa, direcionando pessoas que buscam ajuda e orientação. “O nosso trabalho melhorou muito ao longo dos anos. Podemos oferecer um melhor atendimento a quem precisa e a quem procura o hospital”, complementou Maria Valéria.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos