A Firjan SESI e a SEEDUC premiarão os diretores de escolas do estado do Rio de Janeiro que conseguirem a maior redução da evasão de estudantes no ensino médio. Elas lançaram o Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio nesta quarta-feira (18). No entanto, ele vai premiar os gestores com uma imersão internacional e com materiais para a escola.

O prêmio é uma inciativa da Secretaria Estadual de Educação com a Firjan Sesi. Ao todo, a Firjan SESI e a SEEDUC premiarão 66 diretores de escolas que alcançarem a maior redução percentual na taxa de abandono. A avaliação ocorre entre os anos de 2023 e 2024. Em caso de empate, será considerada a escola com o menor índice absoluto de abandono escolar em 2024.

A apuração dos resultados será realizada pela Divisão de Análise de Dados da Educação e Cultura e pela Divisão de Avaliação da Educação e Cultura da Firjan SESI. Tudo a partir da divulgação dos resultados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O prêmio será entregue no segundo semestre de 2025 para os diretores do Rio. Além disso, o Prêmio Ouro será entregue a 14 escolas. Elas receberão, portanto, um programa de imersão internacional para o gestor da escola e materiais para ajudar no aprendizado dos alunos. Já o Prêmio Prata, por exemplo, será para 52 escolas que receberão Programa de Imersão Nacional para o Gestor.
De acordo com o Censo Escolar, no Rio, o ensino médio tem é a etapa com maior taxa de repetência, que é 3,9%, e de evasão, 5,9%. O estudo combate à evasão no Ensino Médio: Desafios e Oportunidades, da Firjan SESI e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostra que meio milhão de jovens acima de 16 anos abandonam a escola a cada ano.
Fonte: Agência Brasil