Equipe de brigadistas de incêndio reforça segurança nos hospitais da FMS

Gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) receberam nesta semana uma equipe de 15 brigadistas treinados que integrarão as ações de segurança e combate a incêndios no Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital São José (HSJ) e Hospital Geral de Guarus (HGG). A iniciativa visa o enfrentamento adequado em situações de emergência nas unidades de saúde. A ação reflete o compromisso do prefeito Wladimir Garotinho com a segurança e o bem-estar da população.

Os serviços de Brigada de Incêndio da Empresa NaveBras Engenharia, com sede em Niterói, foram contratados por meio de licitação, a primeira realizada pela FMS para a formação de uma brigada composta por bombeiros civis. A presença de brigada de bombeiros em espaços com aglomeração passou a ser obrigatória por meio de uma lei estadual, sancionada em 2020, pelo governador Cláudio Castro. A lei abrange uma ampla gama de estabelecimentos, inclusive hospitais públicos e privados.

A abrangência na legislação motivou tanto os municípios, quanto às organizações do setor público e privado, a buscarem empresas capazes de atender à crescente demanda por serviços de brigada de incêndio. A equipe de brigadistas, agora implantada nas três unidades hospitalares da FMS, vai desempenhar um papel essencial na garantia de uma resposta eficaz em situações de incêndio, proporcionando conhecimento especializado para a equipe de servidores hospitalares.

“Essa ação é parte integrante do Plano de Prevenção e Emergência, cujo objetivo é capacitar funcionários, administração e prestadores de serviços para lidar com qualquer situação anormal que envolva vítimas, danos materiais ou ambientais. As medidas tomadas pela brigada devem minimizar danos e garantir a evacuação segura em caso de sinistro”, explicou o coordenador de Brigada da Empresa NaveBras Engenharia, Jorge Rodrigues.

O presidente da FMS, Arthur Borges, enfatizou a importância da atuação preventiva da Brigada de Incêndio, destacando que essa medida se tornará parte integrante da rotina dos hospitais. “Saber agir de maneira eficaz, rápida e preventiva é o principal objetivo da vinda da brigada para os principais hospitais da nossa rede”, disse.

Brigada de Incêndio – A Brigada de Incêndio é uma equipe treinada para controlar e combater incêndios nos estágios iniciais. Eles devem conhecer bem o ambiente, estar atualizados sobre procedimentos de evacuação e combate a incêndios. Nos casos em que a situação fugir ao controle de contenção, o Corpo de Bombeiros será acionado e o público hospitalar orientado sobre as rotas de fuga seguras para evacuação do prédio.

“A criação desse grupo em todas as áreas de saúde é de extrema importância, especialmente em estabelecimentos de saúde, onde a responsabilidade é ainda maior devido à situação atípica das pessoas que precisam ser evacuadas, muitas delas acamadas ou debilitadas”, comentou o superintendente de Faturamento e Finanças, Filipe Mocaiber.

O superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, disse que a chegada da equipe proporciona uma sensação de maior segurança e tranquilidade. “Com a chegada da brigada, espera-se que haja um foco significativo em informação, conscientização e treinamento dos funcionários, contribuindo para a prevenção de sinistros e garantindo a segurança de todos”, afirmou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos