Estrada dos Ceramistas reaberta após mobilização do prefeito

Por Jornal do Estado
Após uma intensa mobilização do prefeito Wladimir Garotinho, a Estrada dos Ceramistas, em Campos dos Goytacazes, foi finalmente liberada para o tráfego nesta segunda-feira (26). A via, que estava fechada desde janeiro devido à paralisação das obras de readequação do projeto, foi reaberta. A liberação e importante para motoristas e moradores que enfrentavam transtornos com o desvio de caminhões pesados para a Avenida Arthur Bernardes.


Prefeito toma medidas de proteção

Diante da falta de resposta positiva após diversas articulações entre o governo municipal, o Sindicato dos Ceramistas e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a prefeitura de Campos, sob a liderança do prefeito Wladimir Garotinho, decidiu tomar medidas drásticas para proteger a população. Assim, a partir do dia 1º de setembro, o trânsito de caminhões pesados será proibido dentro do município. Além disso, em suas redes sociais, o prefeito anunciou que a Guarda Civil Municipal e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) construirão barreiras de contenção em pontos estratégicos, impedindo, portanto, o tráfego desses veículos na Avenida Arthur Bernardes, na 28 de Março e no centro da cidade.

Obra é do governo estadual

O governo do estado iniciou as obras na Estrada dos Ceramistas em novembro do ano passado, com um orçamento de R$ 55 milhões, para desafogar o tráfego nas principais vias do município. No entanto, interrompeu os trabalhos sob a justificativa de ajustes no projeto. A paralisação gerou sérios impactos, especialmente para os moradores da Avenida Arthur Bernardes. Eles precisaram conviver com um fluxo intenso e constante de veículos pesados nos últimos meses.

Desvio causou morte de ciclista após atropelamento

A liberação da Estrada dos Ceramistas ocorre em um momento crítico. De fato, com o desvio, o aumento de acidentes e o sentimento de insegurança entre os moradores da região haviam crescido consideravelmente. Por exemplo, no último sábado (24), uma carreta bi-trem atropelou e causou a morte de uma ciclista na Avenida Arthur Bernardes. O acidente, que ocorreu devido ao desvio pela avenida, evidenciou os riscos do tráfego pesado na via. A reabertura da estrada traz alívio e segurança para os moradores e motoristas da região.