Festival de Cultura Urbana com esporte, games e grafite nesta sexta-feira e sábado em Campos

Com apresentações de dança e esportes, intervenções com o grafitti e campeonato de games, o Festival de Cultura Urbana de Campos promete agitar a região central da cidade. O evento acontece nesta sexta-feira (16) e sábado (17). Na sexta, as atrações se concentram na quadra Hugo Saldanha, debaixo da Ponte Leonel Brizola, mais conhecida como Ponte Rosinha. Já no sábado, no Palácio da Cultura. 

O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e do projeto  Esporte Vida, em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC) e da Fundação Municipal de Esportes (FME). 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o evento tem como objetivo valorizar os artistas e espaços da cidade de Campos através da arte de rua, especificamente o graffiti, e esporte, sendo aberto a outros tipos de artes e vertentes. 

“Inserimos o campeonato de games na programação por ser uma demanda das comunidades principalmente entre os jovens. O governo prioriza a área social e a integração das secretarias possibilita eventos plurais”, explica. 

Na sexta-feira (16) a partir das 14h, acontecerá apresentações de skate, patins, basquete de rua. “Estaremos a manhã inteira realizando as atividades neste lugar que tem o cunho urbano e é muito importante. O espaço ficou abandonado na gestão passada, mas com a revitalização da cultura do governo do prefeito Wladimir Garotinho, a arte urbana vai ter seu espaço. As pessoas que curtem essa vertente vão se reencontrar”, explicou o coordenador do Esporte Vida, Leonardo Mantena

Durante o evento, acontecerá o lançamento do edital de grafitti “Culture Campos: Grafitti cultura nas ruas”, fruto de parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Dentro da programação do Festival, o campeonato de games já é aguardado pelos participantes com expectativa e receberá o influenciador Felipe Bandeira (fluxo_fac) e do Moises Nogueira conhecido como AVG.

A competição será do jogo Free Fire. Segundo a organização do campeonato, a batalha será no estilo showmatch na modalidade 4×4, que é uma espécie de mata-mata, onde existe um confronto direto e os times que forem vencendo passam de fase. Ainda é possível se inscrever. Os jogadores podem acessar o formulário de inscrição e as regras (AQUI

AGV disse que a iniciativa do Festival é vista como algo muito importante para o interior. “É um apoio que os jogadores locais estavam precisando há muito tempo. Hoje, no Estado de São Paulo e na capital do nosso estado, já existe esse apoio aos jogadores. O interior estava precisando disso. Chegou o momento para a gente. A Prefeitura está dando todo o suporte e isso é importante para o crescimento da pessoa que tem o sonho de virar um gamer e dar uma vida melhor para a sua família. A prefeitura está dando o espaço de mostrar que existe qualidade no game”, disse o influenciador.