Fila zerada de pacientes que aguardavam pelo exame BERA

A Prefeitura, por meio da Diretoria de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), zerou a fila de espera de pacientes que aguardavam pelo exame BERA, também conhecido como Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico (PEATE).

BERA é um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido à lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico. Apesar de poder ser realizado em adultos, o procedimento é feito mais frequentemente em crianças e bebês, principalmente quando há algum risco de perda auditiva devido a condições genéticas ou quando há um resultado alterado no teste da orelhinha.

No bebê, o exame é feito ainda na maternidade. Para crianças maiores, adolescentes e adultos, o agendamento é por meio da DACA, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os documentos necessários estão o pedido original do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o encaminhamento médico; documentos pessoais e cartão do SUS.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos