Frente fria começa a avançar e deve pôr fim à onda de calor na próxima semana

2 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Uma frente fria que vai avançar pelo país ao longo do fim de semana deve colocar fim à onda de calor que atua no país desde o fim de fevereiro

De acordo com a Climatempo, o sistema deve trazer alívio para as regiões afetadas pelo calor extremo, com possibilidade de chuva e redução das temperaturas. A previsão é que a frente fria comece a atuar na noite de sábado (8) no Sul do país, ingressando pelo Rio Grande do Sul. O sistema avança ao longo do fim de semana em direção ao Sudeste, chegando à região na segunda-feira (10). 

“Não dá para descartar alguns temporais isolados no sul gaúcho no fim do dia de sábado. Mas, mesmo assim, é um dia muito quente, porque a chuva só chega mais para o final do dia”, detalha Luengo.

Ele ainda destaca que no domingo (9) a frente fria deve avançar pela região Sul, provocando temporais nos três estados. 

Quando termina a onda de calor?

De forma geral, a onda de calor continua até domingo. Isso porque é necessário que a frente fria se desloque mais pelo mais para que o bloqueio atmosférico, que vem gerando a longa sequência de dias de calor. 

Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se estabelecem em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Esses fenômenos favorecem o aumento das temperaturas e impedem a formação de grandes nuvens de chuva. Além disso, dificultam o avanço de frentes frias pelo interior do país. 

A quinta onda de calor no ano afeta boa parte dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oestedo país.

Segundo a Climatempo, o fenômeno está sendo responsável por deixar as máximas cerca de 5 a 7°C acima da média em parte do Sul, em Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo.

G1

Compartilhe essa notícia