Homem que cortava orelha de cachorros é preso por maus-tratos

Policiais da 4ª DP (Praça da República) prenderam um homem em flagrante, nesta quarta-feira, em Queimados, na Baixada Fluminense, por maus-tratos a animais. Segundo a polícia, Jefferson Santos de Oliveira é suspeito de fazer cirurgias para cortar orelhas de cachorros — procedimento conhecido como conchectomia, que é proibido no Brasil e considerado crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Em depoimento, Jefferson admitiu que fazia as cirurgias, cobrando entre R$ 300 e R$ 350 por elas. Ele afirmou, de acordo com a Polícia Civil, que após o corte das orelhas, ele mesmo fazia a sutura e indicava a medicação para a cicatrização. 

O suspeito disse, ainda, que nunca estudou Medicina Veterinária e que aprendeu a fazer o procedimento assistindo a vídeos na internet. Jefferson contou ainda, segundo os policiais, que atualmente estava aprendendo a fazer castração de animais também com tutoriais on-line.

No imóvel onde o preso estava, a polícia apreendeu seis cães das raças Bulldog Francês, American Bully e Lulu da Pomerânia. Um dos cachorros estava com uma ferida na orelha, devido a uma operação recente. Os policiais encontraram ainda no local equipamentos cirúrgicos, medicamentos de uso veterinário, seringas, agulhas e fios de sutura. 

Os cães se encontravam em canis de pequenas dimensões, com pouca ventilação, sem água e alimentação e sem as carteiras de vacinação. Por isso Jefferson recebeu voz de prisão em flagrante por maus-tratos.

Fonte: Extra