Hospital de Campos realiza cirurgia inédita em paciente com sequelas de queimadura

Na última terça-feira (24), o renomado cirurgião plástico Olympio Pessanha conduziu um procedimento inovador no Centro Cirúrgico do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos. Ele é especialista em queimaduras e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que veio à cidade especialmente para realizar a operação. A paciente, atendida no Centro de Atendimento Especializado em Queimaduras (CAEQ) do HFM, havia sofrido uma grave queimadura em 2022. Na ocasião, portanto, ficou com uma brida cervical que comprometia a mobilidade do pescoço.

A cirurgia consistiu na liberação dessa brida, seguida da aplicação de uma “Matriz Dérmica”, uma pele artificial de alta tecnologia que oferece uma qualidade superior de cicatrização. Além disso, esse avanço possibilitará que a paciente, que durante anos conviveu com a dificuldade de movimentar o pescoço e realizar atividades cotidianas, tenha uma vida melhor.

“O sucesso dessa cirurgia é extremamente gratificante, não só pela recuperação da paciente, mas pelo avanço que traz para a medicina local. A Matriz Dérmica oferece uma cicatrização com resultados estéticos e funcionais muito superiores aos métodos tradicionais”, declarou o médico e chefe do CAEQ, Tércio Abreu de Fonseca.

Uma equipe multidisciplinar de cirurgiões e enfermeiros realizou a cirurgia, que durou, portanto, cerca de duas horas e meia, e considerou o procedimento um sucesso. Eles mantiveram a paciente em observação no CTI por precaução e a transferiram para a enfermaria na quarta-feira (25). Em breve, ela poderá retomar as atividades cotidianas com uma qualidade de vida muito melhor do que antes.