Jiboia de dois metros é encontrada em máquina de lavar

2 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói resgataram uma jiboia de dois metros, no bairro Engenho do Mato, em Niterói, nesta segunda (5).

O morador foi surpreendido ao chegar na área de serviço e encontrar a cobra enrolada na máquina de lavar e acionou os agentes através do número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Os guardas da coordenadoria fizeram o resgate rápido do réptil e o animal apresentava boas condições físicas e, se adaptou facilmente ao seu habitat. A cobra foi reintegrada à natureza no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), na Região Oceânica.

A Guarda Ambiental orienta a população a não interagir com animais silvestres, para evitar ferimentos ou estresse, pois o animal pode atacar de quem se aproximar. A recomendação é entrar imediatamente em contato com os agentes para o resgate. 

Apesar de não ser venenosa, a serpente caça suas presas com a técnica da constrição. Ela se enrola na vítima e a “aperta”, causando uma asfixia.

Em menos de uma semana, agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal resgataram dois animais em locais inusitados: uma capivara, dentro de uma piscina e um tamanduá no trevo de um bairro. Entre as espécies mais resgatadas estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás.

Após o resgate, os animais passam por uma avaliação veterinária e, caso estejam bem, são devolvidos ao seu habitat natural nas unidades de conservação. Se apresentarem ferimentos ou estiverem debilitados, são encaminhados para instituições parceiras, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) ou o Instituto Vital Brazil, caso se trate de uma cobra venenosa.

Compartilhe essa notícia