Lapa e Riachuelo recebem mutirão do CCZ nesta sexta-feira

Com o objetivo de combater os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza, nesta sexta-feira (29), mais um mutirão para eliminação de possíveis criadouros e conscientização dos moradores do parque Riachuelo e Lapa.

A ação, que terá início 9h, com partida dos Agentes de Combates às Endemias (ACEs) da frente do Colégio Estadual Visconde do Rio Branco, na Rua Riachuelo, terá ainda bloqueio vetorial com bomba costal e tratamento com larvicida, quando necessário.

“É fundamental permitir a entrada dos agentes na residência, já que nem sempre os moradores percebem todos os locais que possam estar servindo como criadouro para o mosquito”, explica o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

De janeiro até a última sexta-feira (22) foram confirmados 151 casos de Dengue no município, três de Chikungunya e dois casos de Zika.

O mutirão tem como objetivo reforçar o trabalho de visita domiciliar que é feito diariamente na cidade e são realizados nos bairros com maior índice de infestação do mosquito, conforme resultado do terceiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Eles tiveram início em oito de julho e seguem até o final de setembro.

“Os agentes já percorreram o Zuza Mota, Pecuária, São Clemente e Tamandaré. Foram eliminados 42 focos e recolhidos mais de 90 sacos contendo inservíveis com potencial para criadouros do mosquito”, disse Claudemir.

PROGRAMAÇÃO

29/07 – Parque Riachuelo e Lapa

05/08 – Goitacazes

12/08 – Parque Aurora

19/08 – IPS e Dr. Beda

26/08 – Parque Presidente Juscelino e São Caetano

02/09 – Parque São Matheus

09/09 – Campo Limpo

16/09 – Parque Tarcísio Miranda

23/09 – KM 10 e Jockey Club

30/09 – Parque Rosário e Parque João Seixas