Libertadores: Fluminense vence Colo-Colo com gols de Marquinhos e Cano

No reencontro com o Maracanã pela Libertadores após o título de 2023, o Fluminense retomou o caminho das vitórias e conquistou os três pontos. Diante de pouco mais de 44 mil torcedores, na noite desta terça-feira, o tricolor venceu Colo-Colo, do Chile, por 2 a 1, com gols de Marquinhos e Germán Cano, atual Rei da América, e assumiu a liderança do Grupo A da competição.

Na próxima rodada, o Fluminense visita o Cerro Porteño, no dia 24 de abril, no Estádio Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai, às 21h (de Brasília).

Foram necessários apenas cinco minutos de jogo para o Fluminense abrir o placar no Maracanã. No embalo da torcida, Marquinhos recebeu passe de Arias, cortou para dentro e com a perna esquerda acertou o ângulo do goleiro Cortes, que chegou a pular, mas sem chance de defesa.

Apesar do golaço de Marquinhos, o Colo-Colo não se abateu. O time chileno, apostando em uma marcação de linha alta e pressionando a saída de bola do Fluminense, empatou o jogo aos 19 minutos. Em cobrança de escanteio de Leo Gil, ex-Vasco, Lima não acompanhou na marcação, e Guillermo Paiva subiu sozinho para testar para o gol e deixar tudo igual no Maracanã.

Até o intervalo, a partida virou uma briga de forças no meio de campo. André, Ganso e Lima tentavam conduzir o ataque do Fluminense, mas as linhas bem compactadas do Colo-Colo eram responsáveis por diminuir o espaço. E foi somente com a bola parada que o tricoor assustou o Colo-Colo. Após cobrança de escanteio, Marcelo acertou um lindo chute de primeira, mas a zaga chilena afastou praticamente em cima da linha para evitar o segundo gol antes da ida para os vestiários.

No retorno para o segundo tempo, Fernando Diniz ativou o “protocolo” André na zaga, com a saída de Felipe Melo e a entrada de Lelê. Com um jogador a mais na linha de ataque, o Fluminense aproveitou a superioridade numérica na área e marcou o segundo aos sete minutos. Marquinhos, novamente pela direita, cortou para o meio e cruzou na cabeça de Germán Cano. O Rei da América de 2023 testou para as redes e fez o 2 a 1.

O empate do Colo-Colo quase aconteceu aos 25 minutos da etapa final. Samuel Xavier errou ao tentar cortar lançamento e deu a bola nos pés de Palacios, que fez um belo cruzamento para Vidal finalizar. Fábio fez grande defesa e, no rebote, Zavala quase marcou, mas a bola explodiu em André. Aos 29, o time chileno chegou a empatar o jogo com Zavala, mas, após intervenção do VAR, o árbitro venezuelano Jesús Valenzuela anulou o gol do Colo-Colo por toque de mão de Paiva.

Após o gol anulado, Wiemberg foi expulso ao receber o segundo amarelo e deixou o Colo-Colo com um jogador a menos. Com a superioridade numérica, o Fluminense controlou a partida até o apito final, para garantir a primeira vitória nesta Libertadores.