Mais quatro bairros recebem vacinação de alta qualidade em Campos

As Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entram em sua segunda semana, e mais quatro bairros serão contemplados. Na ação, serão aplicadas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), gripe e Covid-19, conforme os critérios do Ministério da Saúde. O cronograma da semana terá início na terça-feira (16), em virtude do feriado de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista.

Assim, das 9h às 16h de terça-feira, a equipe do Departamento de Imunização, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), estará atendendo na Unidade Básica de Saúde da Família do Parque Santa Rosa. Na quarta-feira (17), na Policlínica de Baixa Grande, e na quinta-feira (18), na Unidade Básica de Saúde da Família de Vila Nova. Na sexta-feira (19), será no Educandário para Cegos São José Operário, no Turfe Clube.

O plano para as AVAQ teve início no último dia 8. A principal finalidade é colocar em dia doses dos imunizantes do calendário de rotina da criança, adolescentes, adultos e idosos. A vacina Influenza, que previne contra a gripe, é destinada para todas as pessoas acima de 6 meses. Já as que protegem contra a Covid-19 serão para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira dose deve ser feita aos seis meses, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses.

Nos grupos prioritários, o intervalo entre as doses será de seis meses para indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas. Para os demais públicos, o intervalo será anual: pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.

“Reforçamos a importância de os pais ou responsáveis levarem as crianças e adolescentes para atualizar a caderneta de vacina. Temos equipe preparada para avaliar a situação vacinal de cada um e, havendo doses atrasadas, serão aplicadas assim como as que estiverem no prazo”, explica a coordenadora de Imunização, Amanda Carvalho.

Desde de 2021, o município vem implementando várias estratégias de vacinação, incluindo iniciativas próprias e as campanhas orientadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (SES). O plano de vacinação AVAQ segue até o dia 31 de janeiro, entretanto, os locais de vacinação serão divulgados semanalmente.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos