Mudanças no Programa Primeira Chance são apresentadas para gestores

Com o objetivo de desburocratizar e se aproximar dos universitários que participam do Programa Primeira Chance, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos elaborou uma série de mudanças administrativas e na estrutura do programa. Na manhã desta quarta-feira (10), as chefias diretas dos estagiários participaram de uma reunião a fim de se atualizarem das novas regras.

Entre as novidades está a implantação da supervisão de estagiários, onde o supervisor vai até o local de trabalho a fim de dar suporte tanto às secretarias como aos estagiários, identificando suas demandas, a exemplo de uma necessidade de treinamento, e, ainda, se a função dele está de acordo com a sua formação acadêmica.

O subsecretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto, relata que as mudanças visam ter um controle maior das ações do programa e sua real função. “Antes, o programa tinha somente a coordenação geral. Criamos duas coordenações, a administrativa, para cuidar da parte burocrática, e a coordenação pedagógica, que vai cuidar justamente do campo do estágio. A gente entende que o estágio, principalmente da Prefeitura de Campos, é uma oportunidade ímpar para os universitários, onde eles têm uma possibilidade de vivência da prática do seu curso no dia a dia do órgão público, em que a demanda sempre é muito grande, o que possibilita para eles a possibilidade de aprendizado, o que, muitas vezes, no setor privado, não teriam essa possibilidade”.

Fellipe Augusto explica que a equipe pedagógica do Programa Treinar vai ser responsável pela supervisão. “Com as visitas técnicas, vamos ter uma aproximação maior, não só com o estagiário no campo de trabalho, mas também com os nossos colegas de recursos humanos”.

Para a coordenadora do Programa Primeira Chance, Jamile Cristine, a intenção é deixar o programa mais otimizado e satisfatório, tanto para o estagiário, quanto para a própria gestão.

“Além da implementação da supervisão e mudanças no fluxo de desligamento, vamos montar um cronograma anual de treinamento e reuniões periódicas com os RHs. O programa tem objetivo de formar o estagiário de uma forma integral, ter o desenvolvimento integral do estagiário, não somente a formação técnica, que é muito importante, mas também prepará-los para o mercado de trabalho, porque nele não se exige apenas uma capacidade técnica, mas uma capacidade interpessoal. A questão das habilidades socioemocionais e interpessoais é muito importante”.

A Prefeitura de Campos possui mais de 300 estagiários. A última convocação aconteceu em agosto do ano passado, para os estudantes dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Fonoaudiologia, Pedagogia, Serviço Social, Geografia, História e Medicina Veterinária.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos