Na reta final da eleição em Niterói, Rodrigo Neves teria 61% dos votos válidos se as eleições fossem hoje e seria eleito. Carlos Jordy ficaria com 39%, segundo pesquisa Gerp divulgada nesta terça-feira (22).

Na sondagem estimulada, Rodrigo Neves chegou a 53% das intenções de voto em Niterói contra 35% de Carlos Jordy. De acordo com o levantamento, 4% dos entrevistados declararam votar branco ou nulo, e 9% estão indecisos.

Rodrigo, entretanto, ganhou 2 pontos percentuais (de 51% para 53%) em relação à semana anterior. Jordy, por sua vez, caiu 3 pontos percentuais (de 38% para 35%).
Saiba como pesquisar o local de votação nas eleições municipais
Com o resultado, Rodrigo Neves mantém a dianteira de 18 pontos a cinco dias das eleições.
Outra métrica apurada pelo Instituto Gerp foi a rejeição, porque Carlos Jordy rompeu a barreira dos 50% pela primeira vez. Já Rodrigo ficou com 33%.
O Instituto Gerp ouviu 1250 eleitores de Niterói entre os dias 16 e 17 de outubro. A margem de erro é de 2,83%. O registro da pesquisa é sob o número RJ-06781/2024.
Legislação proíbe prisão de eleitores a partir desta terça
Os eleitores não poderão ser presos a partir desta terça-feira (22). A legislação eleitoral, portanto, proíbe a prisão e aplica essa medida cinco dias antes do segundo turno das eleições, que ocorrerá no próximo domingo (27).
A regra exclui prisões em flagrante ou casos de prisões determinadas a partir de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. A restrição seguirá válida até 29 de outubro, dois dias após a votação.
No próximo domingo, no entanto, 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que disputam os cargos. Não há segundo turno para a disputa ao cargo de vereador.
Fonte: O Dia