Oposição perde força em Campos: veja quem entra, quem fica e quem sai da Câmara

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes viu a permanência de 18 vereadores nas eleições de 2024, mas também abriu espaço para sete novos nomes. Entre os eleitos, a base do prefeito reeleito Wladimir Garotinho (PP) saiu fortalecida, enquanto a oposição perdeu veteranos e espaço, resultando em uma composição amplamente favorável ao governo municipal.

Os novos vereadores são: Thamires Rangel, Professor Wainer, Paulo Cothé, Sub Jackson, Dudu Azevedo, Ciro Rocha e Diego Dias. Desses, apenas Thamires Rangel e Ciro Rocha integram a oposição ao governo Wladimir. Thamires, filha do deputado estadual Thiago Rangel, se destaca como a mais jovem eleita da história da Câmara e a única mulher a assumir uma cadeira.

Veteranos da oposição estão fora da Câmara

Entre os veteranos da oposição que não conseguiram a reeleição, estão nomes importantes como Igor Pereira, Helinho Nahim, Bruno Vianna (herdeiro dos votos de seu pai, o falecido deputado Gil Vianna, vítima da Covid-19) e Fred Machado, que mesmo com o apoio de sua irmã, a deputada estadual Carla Machado, não obteve sucesso. Apesar de uma campanha ostensiva com bandeiras espalhadas pela cidade, a oposição não só perdeu nomes tradicionais, como também falhou em aumentar sua representatividade na Câmara.

Os únicos oposicionistas que mantiveram suas cadeiras foram Rogério Matoso, Maicon Cruz, Marquinho Bacellar e Dandinho de Rio Preto. No entanto, a base do prefeito saiu ainda mais forte, com Kassiano Tavares sendo o mais votado e Professor Wagner na quarta posição.

Do lado dos aliados de Wladimir Garotinho, apenas Luciano Rio Lu não conseguiu se reeleger, enquanto outros membros da base governista consolidaram suas posições. O cenário político da Câmara de Campos agora conta com uma oposição enfraquecida.

Saída de Thuin e Thiago Rangel

Nessas eleições, nomes como Thuin e Thiago Rangel deixaram suas cadeiras. Thuin saiu para se candidatar a prefeito nas eleições de 2024. Já Thiago Rangel, em 2022, saiu para se candidatar a vaga de deputado estadual. Ele achou e ocupa o cargo atualmente.

Por Jornal do Estado