A mais recente pesquisa do Instituto Prefab Future, realizada entre os dias 8 e 11 de fevereiro de 2025, revela o cenário inicial da corrida pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em 2026. O levantamento, que ouviu 2.000 eleitores em 35 cidades e 80 pontos de coleta, aponta o prefeito do Rio, Eduardo Paes, na liderança com 37,2% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o prefeito reeleito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, com 5,2%.
A pesquisa destaca ainda a presença de outros nomes na disputa: Washington Reis soma 4,8%, Thiago Pampolha tem 3,3%, Rodrigo Bacellar aparece com 3,2%, e Fabiano Horta registra 2,5%. Os indecisos somam 25,2%, enquanto votos brancos e nulos chegam a 18,6%.

Leia também: STF volta a julgar revisão da vida toda do INSS
Força de Paes e possibilidade de crescimento de Wladimir
De acordo com Henrique Serra, diretor de pesquisas quantitativas do instituto, o objetivo do levantamento foi traçar um panorama amplo. Isso inclui pré-candidatos já declarados e lideranças regionais. “Eduardo Paes tem muita força neste momento, mas o jogo ainda não começou. O desempenho de nomes como Wladimir Garotinho e Washington Reis indica que a disputa pode ganhar novos contornos conforme o cenário se desenha”, avalia.
Wladimir Garotinho se destaca no interior
Mesmo com uma diferença expressiva em relação ao primeiro colocado, o desempenho de Wladimir Garotinho chama atenção, consolidando sua posição como uma das principais lideranças do interior fluminense. Prefeito reeleito de Campos dos Goytacazes com 69,10% dos votos em 2024, Wladimir vem ampliando sua influência na região Norte e Noroeste do estado.
Analistas apontam que sua candidatura pode atrair o eleitorado insatisfeito com a gestão estadual atual e fortalecer um nome competitivo contra Paes em um eventual segundo turno.
Segurança pública é a maior preocupação dos fluminenses
O levantamento revelou que a segurança pública é o principal problema para os eleitores do Rio de Janeiro. Ela é apontada como a maior preocupação por 48,3% dos entrevistados. Outros temas citados incluem saúde (13,4%), política e corrupção (7,4%) e educação (6,5%).
Com mais de um ano e meio até as eleições de 2026, os números da pesquisa Prefab Future oferecem um primeiro retrato da disputa, mas ainda há muita movimentação política a ser definida. O cenário eleitoral pode mudar conforme as campanhas se intensificam e novos candidatos se consolidam.
Por Jornal do Estado