Petrópolis se destaca no Prêmio Travellers Choice 2024

Promovido todos os anos pelo Tripadvisor, site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, o Prêmio Travellers Choice 2024 garantiu a Petrópolis o reconhecimento do potencial de sete atrações localizadas na cidade. Os pontos turísticos favoritos dos viajantes foram escolhidos com base em avaliações e pontuações coletadas durante 12 meses. Os vencedores fazem parte do grupo de 10% dos melhores perfis da plataforma. 

Quem conquistou o primeiro lugar no ranking foi o Museu Imperial, sendo o queridinho dos visitantes. Escolhida como o lugar mais procurado para comer, beber e se divertir com os amigos e familiares, a Cervejaria Bohemia aparece em segundo lugar na premiação. Em seguida vêm o Palácio Quitandinha e a Catedral São Pedro de Alcântara. Logo atrás estão os Museus Casa Santos Dummont, La grande Valle (Museu Pequeno Príncipe) e de Porcelana. 

PCVB 

Samir El Ghoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau celebrou o resultado. Todas as referências à cidade, especialmente em premiações de empresas e agentes reconhecidamente especialistas no setor de turismo, precisam ser comemoradas. E nesta premiação temos sete pontos turísticos reconhecidos. Quero destacar que eles são geridos em parte pelo poder público e parte deles pela iniciativa privada o que mostra que o empreendedor é um catalizador de potencial atrativo para a nossa cidade recuperando, mantendo e inovando em atrações, declarou. 

Visitantes 

Anualmente, Petrópolis recebe em torno de 600 mil turistas – aqueles que permanecem pelo menos uma noite hospedados – e cerca de 1.200.000 visitantes. Dados do Observatório Regional de Turismo (ORT), ligado à Secretaria de Turismo, mostram o alto número de visitação nos principais atrativos turísticos da cidade em 2023. 

Juntos, o Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont e Museu Casa do Colono receberam mais de 429 mil pessoas. A Galeria Expositiva Princesa Isabel, na Catedral São Pedro de Alcântara, recebeu mais de 11 mil  visitantes e a Igreja Luterana recebeu cerca de 1800. 

Destino histórico 

Uma pesquisa feita pelo site de reservas Booking.com , mostra que 77% das pessoas que viajam dentro do país buscam cidades históricas, que preservam a cultura, costumes, arquitetura e a gastronomia. Dentro deste cenário, a plataforma fez um levantamento com os destinos históricos mais relevantes e recomendados por viajantes brasileiros e Petrópolis está entre as seis cidades mais citadas. 

O município ocupa o terceiro lugar no ranking. Em primeiro lugar está Paraty, no Rio de Janeiro, seguida de Salvador. Depois a lista segue com Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais. A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e realizada de forma independente com 48.413 entrevistados. Para participar, era necessário ter 18 anos ou mais e ter viajado, pelo menos uma vez, a trabalho ou lazer nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem. 

Gramado Summit 

Em abril, o município também ganhou espaço na 7ª edição da Gramado Summit, uma feira de tecnologia e inovação realizada em Gramado (RS). O evento contou com mais de 500 startups e atraiu cerca de 15 mil visitantes. O Ministério do Turismo montou estande institucional para dar visibilidade a Petrópolis, entre outras regiões. A ideia foi criar uma vitrine de ações inovadoras voltadas ao turismo que foram desenvolvidas. 

A Cidade Imperial  introduziu avanços no setor, baseados no conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI). O Sistema Smart Tour foi instalado em 40 atrativos turísticos em diversas localidades do município, contemplando não só o turismo cultural, mas também outros segmentos. 

O projeto combina placas com QRCode em português, inglês e  espanhol, juntamente com dispositivos de localização chamados de beacons, que se comunicam com smartphones via bluetooth e geolocalização, proporcionando acesso a informações de interesse dos turistas. Em cada atrativo selecionado foi instalada uma placa com QrCode, que dá acesso às informações dele e também à pesquisa da demanda turística.

Larissa Martins/Diário de Petrópolis