Placas de sinalização wayfinding são implantadas para auxiliar a rota dos ciclistas

Com a finalidade de orientar e guiar os usuários do trânsito de forma clara e eficiente, principalmente os ciclistas, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) iniciou esta semana a implantação de placas de sinalização wayfinding. Trata-se do projeto desenvolvido em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) que está requalificando a malha cicloviária da cidade.

‌As primeiras instalações foram realizadas na ciclofaixa da Rua Barão de Miracema, passando pelos cruzamentos da Avenida Alberto Torres e a Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), e também na Ciclovia Patesko, na Avenida 28 de Março. “As placas wayfinding são usadas para facilitar e ajudar os usuários do trânsito a encontrarem seus destinos da melhor forma possível. Estas placas ditam as distâncias que os ciclistas tem eu percorrer até chegar a suas próximas rotas”, comentou o presidente do IMTT, Nelson Godá.

‌A concepção do wayfinding é voltada para orientação e significa saber onde se está, para onde ir, escolher a melhor rota para o seu destino, reconhecer o local de destino assim que chega nele e até mesmo retornar se for o caso. A assessora de projetos especiais do IMTT, Ana Maciel, exaltou a inovação e ressalta os benefícios da placa wayfinding como uma forma de não apenas sinalizar, mas comunicar e interagir de uma forma diferente.

“O conceito de wayfinding tem propósito de ajudar as pessoas a encontrar pontos de interesse dentro ou fora de um local. Creio que estejamos inovando em implantar placas com orientação e informações de distâncias, tanto para pontos de interesse quanto para infraestruturas ligadas aquela em que o ciclista está. Para o turismo também é um ganho porque facilita muito a orientação de ciclistas que estejam visitando a cidade”, disse Ana.

‌PARCERIA – O projeto executado pelo IMTT, em parceria com o Cidennf, prevê a conexão da ciclofaixa da Avenida Tancredo Neves, no Jardim Carioca, com acesso pela Ponte Barcelos Martins, Rua Barão de Miracema e chega na Avenida 28 de Março. Ainda através desta parceria serão instalados mais de 350 paraciclos, totalizando cerca de 800 novas vagas de bicicletas.

‌”Em 2021, no início da atual gestão, uma das primeiras ações foi a realização de uma vistoria em toda infraestrutura cicloviária e constatamos que não tinha nenhuma ligação Norte e Sul. Foi quando surgiu a oportunidade, em parceria com o Cidennf, de fazer uma requalificação e extensão da malha cicloviária da Avenida Tancredo Neves até a Avenida Doutor Nilo Peçanha”, explicou Ana Maciel.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos