Policlínica do Servidor completa um ano de funcionamento com 7 mil atendimentos

Nesta sexta-feira, 28 de outubro, data em que se celebra o Dia do Servidor Público, a Policlínica do Servidor completa um ano de funcionamento. Na opinião do encarregado da unidade, Carlos Roque da Silva, o balanço do primeiro ano foi positivo, com a realização de 7 mil atendimentos, entre consultas e exames de rotina, como sangue e preventivo, este último para prevenção do câncer do colo de útero. Um coffee break em comemoração será oferecido no local.

A unidade está situada à rua Francisco Luís Rodrigues, nº 61, no Parque Julião Nogueira, no espaço onde funcionou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cantinho da Saúde. A reabertura como Policlínica, pelo prefeito Wladimir Garotinho, foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde. No local são atendidos servidores concursados, seus dependentes e profissionais da saúde filiados ao sindicato.

A Policlínica conta com uma equipe de assistência multidisciplinar em saúde, formada por clínico geral, pediatra, ginecologista, cardiologista, otorrino, fisioterapeuta, enfermeiros e dentista. Na unidade, segundo Carlos Roque, além do atendimento médico, a pessoa pode fazer exames de rotina como sangue, fezes e urina. Cada médico, em sua especialidade, atende 40 pessoas por semana. Já o dentista realiza 32 consultas semanais e 15 tratamentos de canal.

A servidora pública Ana Carolina de Mattos Siqueira, 26 anos, que trabalha como auxiliar de turma em uma creche do município, elogiou o atendimento recebido na unidade. “Desde que inaugurou, já consultei com o clínico, otorrino e fiz exame de sangue. Todos os funcionários são atenciosos e simpáticos”.

O aposentado Walter Ramos Brum, 70 anos, já esteve três vezes na Policlínica para consultar com o clínico geral. “Também fiz exame de sangue e urina. O médico solicitou uma ultrassonografia do abdômen e o pedido foi logo inserido no sistema pelos atendentes de lá. Gostei muito do atendimento”.

Carlos Roque explicou que, quando o paciente precisa realizar um exame de média ou alta complexidade, o pedido é inserido na Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde se não houver vaga disponível naquele momento. “Quanto tem vaga, o agendamento é feito na hora”, disse.

Para atendimento na unidade, servidores concursados deverão apresentar documento de identificação e contracheque. No caso dos dependentes, cônjuge ou filhos, será necessário levar certidão de casamento ou comprovante de união estável registrado em cartório e certidão de nascimento, respectivamente. A Policlínica funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.