O prefeito Wladimir Garotinho participou, nesta segunda-feira (25), da solenidade de abertura da 7ª Feira de Oportunidades no Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Campos Centro.

O evento é uma realização do Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos dos Goytacazes (FIDESC), em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Petróleo, Energia e Inovação, Qualificação e Emprego e Desenvolvimento Econômico.


A feira conta com 60 estandes e 67 empresas convidadas. Seu objetivo é a troca de conhecimento, integração e fortalecimento de iniciativas que visam o desenvolvimento regional. O espaço está aberto à visitação do público em geral das 14h às 20h, até esta terça-feira (26). A entrada é gratuita.
Prefeito visita estandes da Feira
Um dos estandes visitados pelo prefeito foi o da franquia de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) Safety Day. Ela foi instalada no município com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam). “É o Fundecam ajudando o pequeno empreendedor”, disse Wladimir, demonstrando satisfação em voltar ao IFF em mais uma edição da feira.
“Fiz um compromisso com as instituições que, enquanto eu estivesse à frente da Prefeitura, estaríamos apoiando e incentivando a Feira de Oportunidades. Essa é uma grande chance para aqueles que estão estudando ou buscando uma colocação no mercado de trabalho. Isso colabora para que eles saibam como funcionam as empresas na nossa cidade e região. Quero aproveitar para fazer um convite, que será o evento no dia 3 de dezembro, realizado pela Prefeitura e a Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo), do qual sou presidente, para falar dos 50 anos da Bacia de Campos e os moldes de investimentos programados para os anos de 2025 a 2029. Os investimentos, entretanto, devem totalizar R$ 130 bilhões e expectativa de gerar 25 mil postos de trabalho nesse período”, afirmou o prefeito. O evento vai acontecer no Sesi de Guarus.
Campos é polo universitário
O vice-presidente do FIDESC, Rodrigo Lira, ressaltou a importância de Campos ser um polo universitário.
“Através dessa feira, serão oferecidos aos visitantes, estudantes e à comunidade em geral várias oportunidades de conexões positivas, qualificação e orientações para a vida profissional”. O FIDESC, portanto, é composto pelas seguintes instituições: IFF, UFRRJ, UENF, UFF, Universo, Estácio de Sá, Universidade Cândido Mendes, Isecensa, Faculdade de Medicina de Campos e Uniflu.
O reitor do IFF, Victor Barbosa Saraiva, que é responsável por 13 campi, desde Magé a São Francisco de Itabapoana (SFI), fez coro com Rodrigo.

“A feira tem como objetivo trazer esse envolvimento para a nossa região. Isso faz com que os nossos estudantes, trabalhadores e as comunidades das regiões Norte e Noroeste estejam integradas”.
Diretor do IFF agradece os envolvidos no evento
O diretor-geral do IFF, Carlos Augusto Boynard, agradeceu ao prefeito Wladimir Garotinho e a todos os envolvidos no evento para que o mesmo acontecesse.

“Agradeço à Prefeitura pelo apoio de sempre. Teremos a presença de grandes empresas nesses dois dias e isso nos deixa muito feliz”.
Além disso, também estiveram presentes na solenidade de abertura o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFF, Pedro de Azevedo Castelo Branco, e a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFF, Simone Vasconcelos Silva, que também agradeceu ao prefeito pela parceria no evento.
PRF prende caminhoneiro com 10 mil comprimidos de “rebite”
Com 18 anos, Naiara Rodrigues, que faz o curso de Técnico de Informática integrado no IFF, está em busca do primeiro emprego como Jovem Aprendiz. Para isso, ela esteve no estande do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para fazer seu cadastro. “Termino o curso no ano que vem, mas já quero ter minha própria renda”, disse ela.