Prefeito de Campos, Wladimir Garotinho participa da comemoração de 10 anos da DEAM

O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, participou da cerimônia de 10 anos da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), realizada na Casa de Cultura Villa Maria, nesta quinta-feira (6). O local escolhido foi em homenagem à histórica proprietária Maria Queiroz de Oliveira, também conhecida como Finazinha Queiroz, cujo imóvel foi construído em 1918 pelo então esposo, Atilano Chrisóstomo de Oliveira. Finazinha era considerada a rainha da generosidade e era interessada nas culturas e artes da região de Campos.

A cerimônia foi aberta pela titular da DEAM, a delegada Juliana Buchas. Também participaram do evento a primeira titular da DEAM, a delegada Ana Paula Carvalho (2014-2022), e a segunda titular, a delegada Madeleine Dykeman (2022-2024). Ainda estiveram presentes representantes das delegacias de Polícia Civil, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

“São 10 anos de existência no município de Campos prestando um importante trabalho de combate à violência contra as mulheres. No meu governo foi criado o CEAM, que é um equipamento público para promover políticas de proteção e assistência às mulheres vítimas de quaisquer tipos de violência. E o poder público municipal estará sempre de portas abertas para ação em conjunto com a DEAM, para cuidar das mulheres da nossa cidade”, disse Wladimir, que criou, em seu governo, a Subsecretaria de Políticas para Mulheres.

À frente da DEAM há dois meses, Juliana Buchas falou que foram realizadas 41 prisões cumpridas, tanto em flagrante quanto por mandado. “Percebemos, infelizmente, que está crescente este número, o que nos mostra o encorajamento das vítimas diante das informações que recebem e quando passam a saber dos seus direitos. E o trabalho especializado é importante no acolhimento destas vítimas, o que é diferente quanto este atendimento era realizado nas outras delegacias da cidade”, pontuou.

Fonte: Secom