Prefeitura e Estado traçam ações contra danos causados pelas chuvas

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Concessionária Águas do Paraíba, se reuniram na manhã desta terça-feira (20) a fim de traçar plano de ação visando solucionar, emergencialmente, a situação do trecho de cerca de 200 metros do dique na Avenida XV de Novembro, que se rompeu na noite de segunda-feira (19).

Com a queda do dique foi interditado o trecho da Avenida XV de Novembro, na altura do Palace Hotel, até à Voluntários da Pátria, onde ocorreu um afundamento de um bueiro pela grande quantidade de água acumulada no trecho.

O IMTT realizou mudanças no trânsito no trecho entre as ruas Santiago Carvalhido Filho e Voluntários da Pátria. Quem vier no sentido Pecuária X Centro, deve entrar na Rua Santiago Carvalhido Filho (Rua do novo prédio da UFF). Depois seguir pelas ruas Baltazar Carneiro, Álvaro Tâmega e Gil de Góis. Já no sentido contrário, quem estiver indo do Centro em direção à Pecuária, deve entrar na Rua Barão de Miracema e, depois, seguir pela Alberto Torres.

O Secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, relata que a reunião tem um caráter importantíssimo, já que as decisões passam primeiro por uma equipe técnica. “Todas as etapas preliminares foram realizadas, como o isolamento da pista, a contenção da área em risco e agora estamos buscando junto com representantes da Águas do Paraíba e INEA, definir a estrutura que vamos precisar para realizar a contenção da pista, se por exemplo vai ser estacas ou pedras, e o tipo de maquinário. Nossos engenheiros, junto com um engenheiro do INEA, que está vindo a Campos, vão nos ajudar a definir”.

Em mapeamento da Defesa Civil foram constatados 40 pontos de alagamento em Campos, onde a maioria já foi desfeita, já que o sistema de escoamento funcionou. O subsecretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Mansur, destacou que a água escoou rápida nos pontos em que havia alagamento. “É importante salientar que Campos recebeu uma quantidade elevada de chuva, cerca de 140 milímetros que seria o volume esperado para 30 dias, sendo considerado um volume muito grande com o tamanho da nossa cidade. Apesar da intensidade da chuva, o sistema de drenagem de águas pluviais funcionou e está escoando as águas acumuladas”, destacou.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA

Devido ao rompimento da rede adutora principal de fornecimento de água para a região central da cidade, causada pela erosão (afundamento) de cerca de 200m da pista da Av. XV de novembro e queda do dique da margem direita do Rio Paraíba do Sul, a empresa concessionária Águas do Paraíba informa que o fornecimento de água foi interrompido e pede que a população economize água.

O gerente Silas de Souza Almeida, gerente operacional da concessionária, diz que em no máximo quatro dias o fornecimento vai ser restabelecido. “Nós vamos fazer um paliativo, estamos trabalhando para liberar água na ligação direta ainda nesta terça-feira, a fim de minimizar os transtornos, mas com a obra do remanejamento da adutora vamos conseguir normalizar o fornecimento em no máximo quatro dias”.

Enquanto durar os trabalhos a empresa atenderá os usuários com caminhões pipas, com prioridade aos estabelecimentos hospitalares, como clínicas, laboratórios e congêneres e outras unidades de serviços essenciais para a população.