Campos mantém força-tarefa para conclusão do Censo 2022

Agentes de endemia do Centro de Controle de Zoonoses, agentes comunitários da saúde e equipe de administradores de bairros da Secretaria Municipal de Governo, continuam colaborando com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na conscientização da população para fechamento do Censo 2022. As equipes da prefeitura estão visitando as casas e verificando se a família foi visitada pelo recenseador. Moradores dos domicílios não visitados podem realizar a entrevista por telefone, número 137 – Disque Censo.

O diretor do CCZ, Carlos Morales, esclarece que os agentes de endemia estão conversando com os moradores dos domicílios visitados nos trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti e, ainda, fazendo o trabalho de conscientização quanto ao Censo. “Na ocasião, os moradores são indagados se receberam a visita do IBGE, caso não tenha recebido, eles recebem o panfleto de informações e o endereço é enviado para o Instituto, para que o mesmo envie o recenseador a casa”.

Morales explica ainda que na região onde o trabalho de controle do Aedes Aegypti é feito por armadilhas, o trabalho está sendo feito pelos administradores de bairros da Secretaria de Governo e pelos agentes comunitários de saúde.

A Prefeitura de Campos criou uma força-tarefa para prestar apoio ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fechamento do Censo 2022, que divulgou, no dia 28 de dezembro, um resultado preliminar apontando para uma redução significativa do número de habitantes de Campos. A redução, no entanto, não condiz com dados do município e pode comprometer o orçamento do Executivo Municipal e a execução de políticas públicas de assistência e atendimento direto à população.

O secretário de Comunicação, Sérgio Cunha, destacou que o resultado preliminar o Censo, divulgado no dia 28 de dezembro, demonstrou uma distância significativa da população que Campos tem.

“Pela sua área geográfica, por dados de residências atendidas com serviços diversos como água e esgoto, energia elétrica, entre outros, sabemos que Campos tem bem mais de 500 mil habitantes. O número preliminar do Censo, aponta para pouco mais de 400 mil moradores em nosso município e esse número interfere em questões orçamentárias, nos recursos que são repassados por ministérios como o da Saúde, recursos que a Prefeitura utiliza para assistência e atendimento às pessoas. Sabemos que o prefeito Wladimir Garotinho faz um governo que cuida das pessoas, então é fundamental esse apoio que nossos agentes vão realizar para auxiliar o IBGE a fechar o censo com o número mais próximo possível da realidade”, falou Cunha.