Professora utiliza “sussurrofone” como instrumento para desenvolvimento da leitura

Uma professora da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, localizada na área central do município, resolveu utilizar o Whispher Phone (telefone de sussurro) ou simplesmente “sussurrofone” como instrumento pedagógico para facilitar o desenvolvimento da leitura e reconhecimento sonoro em alunos do 2º ano do ensino fundamental. A ferramenta em formato de um telefone de “brinquedo” é produzida artesanalmente com tubo de PVC e está fazendo sucesso entre as crianças.

De acordo com a professora Francislaine Cavichini, o sussurrofone possibilita ao estudante ouvir a própria voz com nitidez, mesmo quando fala baixinho, pois o instrumento aumenta o som em até dez vezes. “O retorno do som é apenas para quem está utilizando o equipamento, não atrapalhando assim os alunos que estão ao redor. É animador ver como eles estão mais confiantes na leitura”, revelou a professora que reservou um cantinho da sala com livros e sussurrofones.

A professora contou, ainda, que teve a iniciativa após perceber que alguns alunos tinham dificuldade na leitura, falavam muito baixinho e sentiam timidez ao ler em público. “Alguns trocam o ‘b’ pelo ‘p’ e já estão percebendo a troca e fazendo a correção. Outros estão conseguindo ler palavras e frases com maior facilidade. Gosto muito de trabalhar os conteúdos de forma leve. Utilizo muitas dinâmicas em sala de aula e estou feliz com o resultado do uso do sussurrofone”, declarou.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Jaqueline Carvalho, é realizador perceber como os alunos estão melhorando a leitura por meio da proposta pedagógica desenvolvida pela professora. “A educação não é uma experiência, é um propósito. O profissional precisa se atualizar e buscar estratégias para o aluno se desenvolver. Estou muito orgulhosa em ver o comprometimento da professora. Isso é uma prova da educação de excelência nas escolas públicas”, destacou Jaqueline.

A aluna Ellen Ruth Bispo de Carvalho, de 7 anos, gostou tanto de ler com o uso do sussurrofone que pediu aos pais para fazer um igual para ela praticar em casa. “Eu não conhecia o sussurrofone e quando a tia Fran chegou com ele na sala achei que era um brinquedo. É muito legal ouvir a nossa voz. Eu logo identifico meu erro e corrijo. Eu adoro ajudar meus coleguinhas em sala e quero ser professora quando crescer”, disse a aluna.

‌Aprenda a fazer o sussurrofone

  • Dois pedaços de tubo de PVC de 40 milímetros, sendo um com 11 centímetros de comprimento e outro com três centímetros;
  • Dois joelhos de 90 graus, 40 milímetros;
  • Um joelho com 45 graus, 40 milímetros.

Basta encaixar os tubos e decorar da forma que preferir.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos