Profissionais e alunos vivenciam experiências concretas com o Viajando na Ciência

Os alunos da Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, no Parque Santa Rosa, receberam o laboratório móvel da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), nessa segunda-feira (29), por meio do Programa Viajando na Ciência. Eles puderam vivenciar um dia de muita pesquisa e ciência na prática, de forma didática, concreta e lúdica. O sucesso e o entusiasmo das turmas foram tão grandes que o programa vai retornar ao local não apenas na próxima sexta-feira (3), como previsto no cronograma. A ação foi estendida também para a próxima semana.

Com isso, o caminhão do laboratório móvel vai estacionar na unidade no dia 3 de maio, das 12h30 às 21h, para contemplar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e também nos dias 6 e 10 de maio, a partir do turno da manhã, a fim de beneficiar mais alunos do ensino fundamental regular. Ainda no mês de maio, o programa vai migrar para Escola Municipal Miguel Henrique Gomes, em São Martinho.

“Eu aprendi muitas coisas: que precisamos jogar água nas plantas, que a água e o óleo não se misturam, se colocar água com sal no ovo boia, etc. Foi muito legal”, disse Yasmim Delgado Porfirio, estudante do 2° ano de escolaridade.

A professora do 2º ano, Sara Jane Bense, também aprovou. “A vinda do Viajando na Ciência foi enriquecedora para nossos alunos, pois vivenciaram na prática experiências estudadas nos livros, nos jogos e, agora, participam ativamente, colocando em prática todo conteúdo aprendido na teoria”, afirmou.

Para a diretora da unidade, Daniely Pelicioni Azeredo, a ação promoveu maior interação entre os alunos. “E também maior interação entre os assuntos abordados em sala de aula, de forma concreta. Entende-se que o lúdico é extremamente necessário para uma aprendizagem significativa e prazerosa, pois é através da prática que o aprender ganha sentido para as crianças”, disse.

De acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto, o objetivo é promover a interação dos alunos com o universo científico, fora das salas de aula. “O caminhão é um laboratório itinerante equipado por materiais de Ciências, como réplicas da anatomia humana, estereoscópios, microscópios e objetos para experimentos de Física e Química”, explicou.

Segundo a coordenadora de Ciências da Seduct, Carla Salles, o laboratório móvel apresenta conteúdos diversificados, como dengue, identificação e ciclo biológico do mosquito; sistemas do corpo humano, dando ênfase na reprodução e desenvolvimento fetal; anatomia comparada do sistema ósseo; citologia; experimentos: densidade, extração de pigmentos dos vegetais, identificação de carboidratos e lipídeos (gordura) nos alimentos; oxidação dos alimentos, tensão superficial da água; além de observação de microscópio e das fases do mosquito no estereomicroscópio.

“O Viajando na Ciência é uma excelente oportunidade para promover o aprendizado e despertar a curiosidade dos alunos. Com a presença do caminhão na escola, os estudantes têm a oportunidade de participar de experimentos práticos, observar demonstrações científicas, se envolver em atividades educativas de prevenção e combate ao Aedes aegypti, entre outras ações, tornando o aprendizado mais significativo e consolidado. Além disso, essa iniciativa contribui para despertar o interesse pela ciência e pela natureza, estimulando o pensamento crítico, o envolvimento e a criatividade dos alunos participantes”, declarou Carla.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos