Projeto SOS Coração de Campos é apresentado na Mostra “Brasil, aqui tem SUS” 

4 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, apresentou o projeto “SOS Coração: Nossa Missão é Cuidar das Pessoas” durante a 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, nesta quarta-feira (13). Esta edição aconteceu em formato virtual, chancelada pelo Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde. O SOS Coração é um programa pioneiro e inovador em atendimento por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Ele oferece uma rápida e eficiente assistência aos pacientes nas primeiras duas horas do início dos sintomas. O projeto já contabiliza 384 vidas salvas, até outubro deste ano.

O município de Campos foi selecionado para participar da 19ª Mostra Brasil. Isso, entretanto, após ter conquistado o 3° lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/ IdeiaSUS da Fiocruz, realizada em 25 de abril. Com a terceira colocação, o município também foi premiado com o trabalho de acompanhamento da curadoria em saúde da IdeiaSUS Fiocruz, pelo período de um ano, além da produção de um vídeo e publicação de um livro sobre as práticas.

Enem 2024: MEC divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões

“Houve uma redução significativa no número de óbitos relacionados a infartos entre 2023 e 2024. Em 2023, foram registrados 247 óbitos, enquanto em 2024 esse número caiu para 183, representando uma diminuição de mais de 25%. O projeto SOS Coração atendeu, portanto, 384 pacientes, e eu destaco aqui a importância do atendimento rápido e da angioplastia primária. Sempre sonhamos com esse projeto e enfatizo que é possível implementar projetos similares em mais cidades e que isso pode salvar muitas vidas. Então, essa é a mensagem principal que trazemos: sonhar e realizar projetos dessa natureza é viável e apresenta resultados positivos, por exemplo, redução na mortalidade por IAM”, destacou Paulo Hirano durante sua apresentação.

SOS Coração

O projeto é uma parceria do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o Governo do Estado. Entretanto, o prefeito Wladimir Garotinho lançou oficialmente o SOS Coração em 28 de fevereiro do ano passado. Isso aconteceu com o apoio do então secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.

Pontos de referência

Aos primeiros sinais de infarto, a pessoa deve buscar atendimento na rede de urgência. São elas: Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG) e Hospital São José (HSJ). Além disso, tem as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) 24h e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos. Em São João da Barra, na Santa Casa de Misericórdia do município vizinho. Já em São Fidélis, no Hospital Armando Vidal.

Após o primeiro atendimento, no entanto, caso necessário, a equipe médica transferirá o paciente para o serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia ou para o Hospital Escola Álvaro Alvim, onde ele realizará os devidos procedimentos e tratamentos.

Compartilhe essa notícia