Desde esta segunda-feira (10), está proibida a circulação de veículos de carga com mais de quatro eixos pelas vias urbanas de Campos. A medida, determinada pela Portaria nº 21/2025, foi publicada no Diário Oficial do Município em 27 de fevereiro e comunicada ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) desde o dia 19 do mesmo mês. O objetivo é garantir a segurança no trânsito, melhorar a fluidez e reduzir o desgaste das ruas e avenidas.
Para fiscalizar o cumprimento da determinação, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estão posicionados em pontos estratégicos para orientar os motoristas, enquanto o Centro de Controle Operacional (CCO) monitora outras vias por meio de câmeras de vigilância.

Apesar do aviso prévio da Prefeitura, o DER-RJ emitiu um comunicado na noite da última sexta-feira (7) informando que a interdição da RJ 238, conhecida como Estrada dos Ceramistas, precisará ser estendida para a conclusão das obras. A rodovia está fechada desde 2 de dezembro, e esta não é a primeira vez que a via passa por longos períodos de bloqueio. Em outubro de 2023, ficou interditada por nove meses, enquanto, em 2022, foi fechada duas vezes: uma em maio, para reforma da ponte sobre o canal de Tocos, com liberação após cinco meses; e outra em dezembro, devido a alagamentos.