Reunião de prestação de contas do vereador Marquinho Bacellar se transforma em palanque de ofensas

Madeleine: de defensora dos direitos das mulheres a apoiadora de discursos ofensivos

Na noite dessa quinta-feira (20), uma reunião que deveria ser dedicada à prestação de contas do mandato do vereador Marquinho Bacellar, presidente da Câmara Municipal de Campos, se tornou em um evento marcado por ofensas e xingamentos. Durante o encontro, políticos presentes direcionaram palavras de baixo calão ao chefe do Executivo campista, Wladimir Garotinho, e sua esposa, Tassiana Oliveira.

O evento, que aconteceu em Campos, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os deputados Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); Alan Lopes; Filippe Poubel; Rodrigo Amorim; e Chico Machado. A reunião foi marcada por um discurso inflamado e de baixo nível, que recebeu o apoio da candidata a prefeita Madeleine e do grupo Bacellar, reforçando a atmosfera de hostilidade da oposição.

Em um ato surpreendente e contraditório, Madeleine, que além de ser mulher, ocupou o cargo de delegada Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), riu e aplaudiu o discurso que atingia a honra da primeira-dama Tassiana Oliveira e do prefeito Wladimir Garotinho. Sua atitude desqualificou a mulher e deixou evidente o apoio às ofensas proferidas, contrastando com sua atuação anterior na defesa dos direitos e da dignidade feminina.

Os ataques verbais e o tom agressivo utilizados durante o evento evidenciam a polarização e o clima de tensão que permeiam a política local, em especial do grupo Bacellar. A postura adotada pelos presentes, especialmente com o apoio explícito de Madeleine, levanta preocupações sobre o nível do debate político na região e os impactos disso na convivência democrática e no respeito às instituições.

Em agosto de 2023, o ex-vereador Marcos Bacellar, pai de Rodrigo e Marquinho, dirigiu insultos à ex-prefeita Rosinha Garotinho, mãe de Wladimir. Rosinha optou por denunciar as ofensas à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). Em setembro de 2021, a primeira-dama Tassiana Oliveira foi alvo de uma publicação difamatória nas redes sociais por Rodrigo Bacellar. Tassiana também decidiu registrar o ocorrido na DEAM, e na época foi assistida por Madeleine, que hoje está associada ao grupo dos Bacellar.