São José de Ubá: único candidato à prefeitura e corrida acirrada para o legislativo

Com 214 cidades brasileiras tendo apenas um candidato a prefeito nas próximas eleições, São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, segue essa tendência. A cidade, que fica a cerca de 300 km do Rio de Janeiro, verá o atual prefeito, Gean Marcos Pereira da Silva (MDB), disputar a reeleição sem enfrentar concorrentes. A corrida ao Executivo é solitária, mas a disputa pelas nove cadeiras na Câmara de Vereadores promete maior concorrência, com 50 candidatos na disputa.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município conta com cerca de 7.800 eleitores aptos a votar no dia 6 de outubro. Mesmo com apenas um candidato à prefeitura, o comparecimento às urnas continua sendo obrigatório. “O voto é essencial não só para o cargo de prefeito, mas também para a escolha dos vereadores”, esclareceu Eline Íris, diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Prefeitura de Campos decreta gratuidade no transporte coletivo nos dias de eleição

A cidade é conhecida por suas plantações de tomate, café, produção de cachaça artesanal e sua forte pecuária leiteira. Além disso, ela se destaca como um destino de turismo rural e religioso.