Segunda edição do Morar com Saúde beneficiou o conjunto habitacional do Esplanada

A Secretaria de Governo, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e a Secretária de Saúde, reuniu dezenas de pessoas, na manhã de sábado (04), em mais uma edição do programa Morar com Saúde, no Recanto Solares Campista, conjunto habitacional do Parque Esplanada. Na ocasião, moradores da região e adjacências foram acolhidos nas tendas de serviços e com a realização de diversas atividades cívico-sociais. O evento contou com a participação da ex-prefeita, Rosinha Garotinho, além de secretários e do vereador Juninho Virgílio. 

A ação conta com uma megaestrutura, com consultórios médicos em clínica geral, dentista, pediatria, oftalmologia, exames, nutrição, pesagem das crianças, aferição da pressão arterial e glicemia, além de espaço para vacinação contra a covid-19 e gripe, entre outros. O objetivo é reproduzir o programa nos 19 condomínios do Morar Feliz, beneficiando cerca de 40 mil pessoas. O trabalho é feito 15 dias antes do dia do evento, ouvindo as demandas dos moradores e buscando na comunidade as principais pendências na área de saúde e social. Objetivando traçar o perfil clínico-epidemiológico e sócio demográfico dos conjuntos habitacionais do antigo Morar Feliz, para a implementação de políticas públicas para as comunidades. 

Os moradores do Recanto Solares Campista puderam realizar diversos serviços, entre eles, exames, orientações de saúde bucal, prevenção de diabetes e pressão arterial, cadastramento em programas sociais, com a avaliação do perfil pelas equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas). Os animais dos moradores como gatos e cachorros também receberam a vacinação antirrábica, além de agendamento para castração. Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram as ruas e promoveram ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação teve, ainda, a parceria da concessionária Águas do Paraíba para renegociação de dívidas.  

De acordo com a coordenadora do programa, Lindamara Silva, o Morar com Saúde tem em sua característica o trabalho humanizado para cuidar das pessoas, realizando atividades com respeito a cada cidadão, tornando possível uma maior acolhida e integração social.   

“Quando fui convidada para assumir o projeto, o que o prefeito Wladimir Garotinho me pediu foi de cuidar das pessoas, e é exatamente o que estamos fazendo. O trabalho é feito bem antes do dia da ação como forma de prevenção. Passamos por dois anos de pandemia e diversas pessoas não conseguem ir ao médico ou ter um serviço social, então pensamos e estamos elaborando o projeto da melhor forma. Sentimento do dever sendo cumprido, cuidando dos que mais precisam”. Lindamara reforçou, ainda, que a terceira edição do Morar com Saúde será em duas localidades, simultaneamente, em Saturnino Braga e Ponta Grossa. 

A ex-prefeita Rosinha Garotinho falou sobre a importância do Mora com Saúde. “É tão bom voltar aqui depois de tanto tempo e poder abraçar cada morador. Estou muito feliz, pois Wladimir está dando continuidade a esse projeto que é de aproximar as pessoas do poder público”, frisou.