Alunos da Universidade Federal Rural do Rio (UFFRJ) estão há dois dias sem aulas, por conta da falta d’água em Seropédica, na Baixada Fluminense. A região teve o abastecimento interrompido, nesta terça-feira (22), devido à manutenção no sistema de produção Ribeirão das Lajes, em Piraí, no Sul Fluminense. O serviço estava previsto para ser concluído ontem, mas foi estendido e deve terminar na tarde desta quarta-feira (23).

Em um comunicado publicado nas redes sociais nesta quarta-feira, a UFRRJ informou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas pelo segundo dia consecutivo. A Administração Central da instituição afirmou ainda que a Prefeitura Universitária “continuará realizando o monitoramento do nível de armazenamento das caixas d’água dos alojamentos universitários e do Restaurante Universitário”, para realizar o reabastecimento por meio de caminhões pipas, em caso de necessidade.

Paralisação afetou toda cidade de Seropédica
A Universidade Federal do Rio (UFRJ) também disse que a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, Zona Norte, ficou sem abastecimento de água, mas não suspendeu as atividades. O comunicado da Prefeitura Universitária afirma que a instituição não recebeu comunicação prévia sobre o desabastecimento. A paralisação da operação afetou todo o município de Seropédica, bem como bairros do Rio e de Itaguaí, na Região Metropolitana, e de Nova Iguaçu, Queimados, Japeri e Paracambi, na Baixada Fluminense.
A Águas do Rio aproveitou a interrupção programada para manutenção anual da Light, no Complexo Hidrelétrico de Lajes, na terça-feira. Na ocasião, para instalar 20 equipamentos em tubulações de grande porte, que cortam a capital e a Baixada Fluminense. A previsão era concluir as obras ainda na noite de terça-feira. Porém, segundo a concessionária, a conclusão foi adiada para a tarde de hoje “devido à complexidade dos serviços”. Após o término, o fornecimento vai se normalizar gradualmente em até 72 horas.
Por conta da interrupção no abastecimento, a Rio+ Saneamento informou aos clientes sobre a paralisação no fornecimento em bairros de quatro cidades da Região Metropolitana e Baixada Fluminense. A concessionária também prevê que a regularização da distribuição ocorrerá, após a conclusão dos serviços. A previsão é em até 72 horas, de forma gradual, especialmente em áreas mais elevadas e em pontas de rede.
Orientação da Águas do Rio
A Águas do Rio orientou os clientes a manterem reserva de água em cisternas e caixas d’água. A orientação é para as atividades essenciais e adiar tarefas que demandem alto consumo. A concessionária recebe ligações gratuitras e mensagens via WhatsApp pelo telefone 0800 195 0 195. Já a Rio+ Saneamento recomendou que os consumidores utilizem água de forma consciente e não realizem atividades não essenciais. No Rio, clientes podem entrar em contato através do 0800 772 1025, e na Região Metropolitana, pelo 0800 772 1027.
Fonte: O Dia