Sífilis Zero: Medicamentos já podem ser retirados no Departamento de Farmácia

Já está disponível para retirada no Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o medicamento destinado ao tratamento de pacientes com sífilis adquirida, em gestante e congênita (que passa da mãe para o feto). A partir desta segunda-feira (11), enfermeiros de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) podem comparecer à sede da SMS e apanhar as ampolas.

“Fizemos atendimento inicial de 20 ampolas. Caso precise de mais, os profissionais podem solicitar aqui direto no DAF”, informou a responsável pelo Departamento de Assistência Farmacêutica da SMS, Cristiane Abílio Freitas.

SÍFILIS ZERO – O programa “Sífilis Zero” foi lançado pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano, na última quarta-feira (6), no anfiteatro da Faculdade de Medicina de Campos (FMC). A ação, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde, tem como objetivo reduzir o número de casos, interromper a transmissão e estabelecer fluxo de monitoramento aos pacientes em tratamento.

O programa busca também sensibilizar a população e os profissionais de saúde com foco no diagnóstico precoce e tratamento adequado da sífilis adquirida, em gestante e congênita (que passa da mãe para o feto). Além disso, ampliará a oferta de testes rápidos à população e garantirá mais agilidade no atendimento.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos