Subsecretária e Diretor jurídico do Procon apresentam trabalho acadêmico

Equipe do Procon-Campos participou de apresentação da turma do 3ª Período do curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá, nesta terça-feira (14). O trabalho acadêmico teve como base a entrega de um relatório com pesquisa sobre o projeto de extensão universitária intitulado, “A Importância do Procon na Resolução de Conflitos Extrajudiciais”, com orientação do professor Gabriel Diniz. O objetivo é apresentar as atividades que serão desenvolvidas no projeto.

A subsecretária do Procon-Campos, Pryscila Marins, explica como funciona as atividades do órgão no município, fala do sistema integrado de reclamação e cita a diferença entre fiscalização, atendimento e setor jurídico no encaminhamento das demandas.

“Precisamos levar ao conhecimento de todos o trabalho e atuação do Procon-Campos. Os estudantes de Direito ao iniciarem seus estudos precisam estar cientes que existem formas de autocomposição de conflitos, o que o Procon realiza rotineiramente. Essa vinda, em especial à Estácio de Sá, é de muita relevância, uma vez que os estudantes apresentaram um estudo detalhado sobre o Procon e podemos contribuir sobre as dúvidas e o trabalho do órgão”, destacou.

Diretor Jurídico do órgão, Fabiano De Paula, deu como exemplo casos de processos administrativos, sinalizou situações que aparecem em maior número e lembrou que a conexão do graduando com o funcionamento do órgão facilita no processo de aprendizagem. “É de extrema importância a aproximação com o público acadêmico, pois é ali que nascem as novas ideias para que teses e dissertações possam ser desenvolvidas e, assim, dar o devido avanço que, neste caso, é a área do Direito do Consumidor. O tema de mais relevância para este público, é o da conciliação, sempre pensando na melhor forma de composição de litígios, buscando resolver a questão de mais célere e, por fim, desafogar o Poder Judiciário”, reforçou o Diretor.

Estudante do terceiro período e integrante do grupo que apresentou o trabalho sobre a atuação do Procon-Campos, Thayssa Duarte falou sobre a importância da presença de representantes do órgão na unidade acadêmica. 

“Ter a equipe do Procon aqui na faculdade nos dá oportunidade de escutar e entender como o trabalho é exercido lá, sobre o funcionamento na prática com os exemplos citados e nos garante mais visibilidade pelo conhecimento adquirido. Além disso, é importante termos informação em relação aos variados formatos de atuação da equipe nos casos que surgem”, enfatizou a estudante.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos