Terreiro de umbanda é alvo de depredação em São João da Barra

2 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Um terreiro de umbanda foi invadido e depredado no distrito de Atafona, em São João da Barra, na madrugada de sexta-feira (22). A Tenda Mata Verde João da Mata, Ilê Axé Larô Mobá Inã, teve símbolos religiosos quebrados, roupas sagradas rasgadas e o portão de chapa danificado. O ato foi denunciado como mais um episódio de intolerância religiosa, prática que afeta comunidades de fé em todo o Brasil.

Os responsáveis pelo espaço, Cacá Morsh e Victor, relataram o ocorrido ao chegarem ao local pela manhã. Em uma publicação nas redes sociais, eles classificaram o ataque como “terrorismo religioso” e ressaltaram que a ação teve como objetivo gerar insegurança e desrespeito à comunidade que frequenta o terreiro.

“Nos momentos difíceis, mostramos nossa fé, nossa força e a união da nossa família. A seção de atendimento ao público está confirmada, com os portões abertos para atender a todos”, destacou Victor em nota divulgada no perfil oficial do terreiro.

Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) revelam que, em 2023, foram registrados cerca de 3 mil crimes relacionados à intolerância religiosa no estado. Entre as ocorrências, 890 envolveram preconceito por religião, raça, cor, etnia ou procedência nacional, refletindo um cenário alarmante de ataques a diferentes crenças.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra e segue em investigação.

Compartilhe essa notícia