Vacinação contra a dengue em crianças de 10 a 13 anos tem início segunda-feira

2 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

A estratégia de vacinação contra dengue em Campos dos Goytacazes (RJ) foi iniciada dia nove, de forma escalonada, com a faixa etária sendo ampliada semanalmente. Até o dia 17 foram aplicadas 376 doses; a partir de segunda-feira (23) estão programadas crianças e adolescentes de 10 a 13 anos. A vacina (Qdenga) protege contra os sorotipos da dengue Denv1, Denv2, Denv3 e Denv4. 

As aplicações são feitas no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE); Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs); Unidades Básicas de Saúde (UBSs); e Unidades Pré-Hospitalares (UPHs): “Estamos aumentando a faixa etária progressivamente a cada semana, após avaliação da adesão e das doses disponíveis em estoque”, explica a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Amanda Carvalho.

“A vacinação contra a dengue é uma ferramenta importante, pois ela tem 80,2% de eficácia para qualquer caso de dengue sorologicamente confirmada. E 90% para hospitalização por dengue”, ressalta Amanda orientando que, para se vacinar, a pessoa deve comparecer à unidade, apresentar documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina. 

Aplicado em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas, a vacina contra dengue é uma considerada ferramenta importante, principalmente porque tem 80,2% de eficácia para qualquer caso sorologicamente confirmado e 90% para hospitalização pela doença. No entanto, há situações em que a vacinação deve ser aguardada.

“Quem está com diagnóstico positivo ou teve dengue recentemente deve aguardar seis meses para tomar a vacina e quem está com sintomas da doença também não deve tomar o imunizante”, pontua o assessor técnico de Imunizações, Leonardo Cordeiro acentuando: “Já quem tiver dengue após iniciar o esquema vacinal, que é de 90 dias entre as doses, deve esperar 30 dias a contar do início dos sintomas, para receber a segunda dose”.

Compartilhe essa notícia