Vacinação contra a dengue segue com baixa adesão em Campos

3 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Foto: Ígor Azeredo / Divulgação

Mesmo com a vacina contra a dengue disponível em quase 40 salas de imunização, a adesão do público-alvo segue abaixo do esperado. Das 34.110 crianças e adolescentes elegíveis para a vacinação, somente 1.328 receberam a 1ª dose entre os dias 9 de junho e 3 de julho, o que representa uma cobertura de apenas 3,8%. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue reforçando que a vacina é a forma mais eficaz de evitar complicações da doença, como internação e óbito.

O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses da vacina Qdengua, com intervalo de três meses entre elas. A proteção só é completa com as duas aplicações. “A aplicação da vacina está concentrada na faixa etária de 10 a 14 anos, que é público recomendado pelo Ministério da Saúde. Então, fazemos aqui um apelo aos pais e responsáveis para que levem seus filhos a uma unidade de saúde e garanta essa proteção o quanto antes”, reforça o assessor de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro. 

Leonardo acredita que a pouca adesão está associada ao movimento de grupos antivacinas e às notícias falsas divulgadas nos últimos anos sobre os imunizantes. As crianças e os adolescentes são o público-alvo da imunização porque é o grupo que registra complicações e mortalidade expressiva devido à dengue. “Proteger essa parcela da população é fundamental para evitar o agravamento da doença em nosso município, principalmente evitar epidemias como a vivida em 2024”, completou.

A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A vacina protege contra os quatro sorotipos da doença: Denv1, Denv2, Denv3 e Denv4, evitando em até 90% o índice de hospitalizações e 80% de óbitos.

Para se imunizar, é preciso comparecer à unidade mais próxima com documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacina.

LOCAL DE VACINAÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA (8h30 às 18h)

Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)

LOCAIS DE VACINAÇÃO DE SEGUNDA A SEXTA (8h às 16h)

Centro de Saúde de Guarus

Clínica da Criança

Policlínica Tapera

UBS Baleeira

UBSF Aldeia

UBSF Carvão

UBSF Conselheiro Josino

UBSF Custodópolis

UBSF Dores de Macabu

UBSF Eldorado

UBSF Félix Miranda

UBSF IPS

UBSF Jamil Ábido

UBSF Lagamar

UBSF Lagoa de Cima

UBSF Morro do Coco

UBSF Palmares

UBSF Parque Imperial

UBSF Patronato São José

UBSF Penha

UBSF Poço Gordo

UBSF Ponta da Lama

UBSF Quilombo

UBSF Rio Branco

UBSF Santa Cruz

UBSF Santa Maria

UBSF Santo Amaro

UBSF Saturnino Braga

UBSF Sentinela do Imbé

UBSF Tocos

UBSF Três vendas

UBSF Turfe Clube

UBSF Venda Nova

UBSF Vila Nova

UPH Travessão

UPH Ururaí

Fonte: Ascom Campos

Compartilhe essa notícia