Operação visa combater tráfico internacional de animais silvestres

2 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Nesta quinta-feira (28), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Ninfas, com o objetivo de combater o tráfico internacional de animais silvestres e exóticos, negociados pela internet.

A ação ocorre no bairro Penha, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde policiais federais da Delegacia de Meio Ambiente (DMA) cumprem um mandado de busca e apreensão, expedido pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A investigação, iniciada pelo Setor de Repressão aos Crimes contra a Flora, Fauna e de Biopirataria da Polícia Federal, identificou perfis de redes sociais dedicados ao comércio ilegal de animais silvestres e exóticos. Nas postagens, eram oferecidas ninfas originárias do Monte Sungay – Ilha Filipinas, além de insetos e ovos de insetos exóticos, originários de países como Jamaica, Malásia, Indonésia, Cuba e Madagascar. O suspeito informava em seus anúncios que realizava entregas para todo o Brasil.

Rio e Niterói apresentam candidatura para sediar Pan-Americano 2031

Vale ressaltar que é proibida a importação desses espécimes vivos para fins de criação com fins comerciais, manutenção em cativeiro como animal de estimação ou ornamentação. O investigado responderá pelos crimes de contrabando, receptação qualificada e introdução ilegal de espécime exótico.

O nome da operação se refere à forma imatura pela qual passam alguns insetos que sofrem metamorfose incompleta.

Compartilhe essa notícia