Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) realizam, nesta segunda-feira (23), a 2ª fase da “Operação Cuba Livre”, no distrito de Itaipava, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O objetivo é fiscalizar a procedência de vinhos e bebidas destiladas em estabelecimentos comerciais.

A 1ª fase da operação aconteceu no dia 17 deste mês, no Mercado Municipal de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Na ocasião, 100 garrafas de bebidas alcoólicas impróprias para consumo foram apreendidas. Dois responsáveis pelos pontos comerciais foram autuados em flagrante pelos crimes de propaganda enganosa, descaminho, por induzirem o consumidor a erro e por venderem mercadoria imprópria para o consumo.

A ação desta segunda-feira conta com o apoio de peritos criminais do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), além de equipes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e do Procon.
Bebidas apreendidas em Niterói
Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) deflagraram a “Operação Cuba Livre”, nesta terça-feira (17), no Mercado Municipal de Niterói, na Região Metropolitana. O objetivo era fiscalizar a procedência de vinhos e bebidas destiladas em diversos estabelecimentos comerciais.

Em duas lojas, no entanto, os agentes encontraram garrafas de vinho cujos rótulos estavam em língua estrangeira. Além disso, não possuíam a identificação do importador, nem o número de registro do Ministério da Agricultura.
Em um dos estabelecimentos, foram apreendidas 75 garrafas de vinho sem selo de identificação, enquanto no outro os agentes recolheram seis fardos de água mineral vencida, quatro latas de tabaco vencido e 25 garrafas de bebidas destiladas, entre whisky, vodka e licores.