CRMV-RJ denuncia falso veterinário em Araruama

3 minutos de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!

Durante ação do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), ocorrida na última quinta-feira (19), uma clínica veterinária irregular foi descoberta no Centro de Araruama. 

No local, estaria atuando um falso médico-veterinário, utilizando o registro profissional de um médico-veterinário devidamente inscrito no Conselho, o que pode caracterizar a contravenção penal do exercício ilegal da profissão e o crime de falsidade ideológica. O caso foi levado ao Ministério Público, à Vigilância Sanitária local e também registrado na delegacia.

Os fiscais encontraram um cenário preocupante no local. Diversos medicamentos — como penicilina, clorexidina e cloridrato de metoclopramida — estavam abertos e sem qualquer identificação de validade. Produtos em tais condições deveriam ter sido descartados, mas continuavam disponíveis no local, colocando em risco a saúde dos animais. 

Além disso, a clínica possuía estrutura precária e insuficiente para realizar procedimentos cirúrgicos médico-veterinários. Dentre as irregularidades, não havia uma sala apropriada para lavagem e esterilização de instrumentos e a área de paramentação apresentava falta de higiene.

A geladeira do local também estava funcionando de maneira irregular. Além de estar sem termômetro para controle de temperatura, o eletrodoméstico armazenava alimentos perecíveis, como marmitas, açúcar e uma caixa de uvas, junto aos imunizantes. Essa conduta compromete a eficácia dos produtos e também coloca em risco a saúde dos animais tratados no local.

A fiscalização constatou ainda que a clínica não possuía Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), indispensável para o funcionamento, e o registro junto ao CRMV-RJ.

Diante da gravidade do caso, o CRMV-RJ encaminhou ofícios ao Ministério Público e à Vigilância Sanitária de Araruama solicitando providências para a apuração das irregularidades e adoção das medidas cabíveis. O Conselho reafirma seu compromisso em combater irregularidades, garantindo a ética na Medicina Veterinária e a segurança de todos os envolvidos.

Operação mira motoristas de app por cobrança ilegal para usar ar-condicionado

Segundo informações repassadas pela clínica, o suspeito não estava no local no momento da fiscalização, pois realizava um atendimento domiciliar, o que inviabilizou o flagrante imediato da atuação ilegal.

Fonte: O Dia

Compartilhe essa notícia