Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Após demitir Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em meio a denúncias de assédio sexual, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a ministra Esther Dweck para exercer interinamente o cargo. Ela vai acumular temporariamente a função com a de ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Isso ocorre até a definição de um novo titular para o MDHC. A informação foi do Palácio do Planalto, em nota à imprensa distribuída na noite dessa sexta-feira (6).

A Polícia Federal abriu investigação sobre o caso de Silvio e vai apurar. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos.

Silvio Almeida estava à frente do ministério desde o início de janeiro de 2023. Advogado e professor universitário, ele se projetou como um dos mais importantes intelectuais brasileiros da atualidade. Ele publicou artigos e livros sobre direito, filosofia, economia política e, principalmente, relações raciais.

Quem é Esther Dweck

Quadro técnico do PT, Esther é professora e economista. Em 2021, por exemplo, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) concedeu a Esther Dweck o prêmio de Mulher Economista do Ano.

Ela atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no governo Dilma Rousseff (PT) entre 2011 e 2016. Lá, ela foi chefe da assessoria econômica e secretária de Orçamento Federal. Além disso, Esther foi também subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil.