Nova operação da polícia na Cracolândia tem veículo blindado e atiradores de elite no Centro de São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta sexta-feira (27) uma nova operação no ponto de concentração de usuários de droga da Cracolândia, no Centro de São Paulo. Moradores registraram a presença de um veículo blindado com atiradores de elite, além das viaturas.

A ação começou por volta das 16h30, e envolveu policiais do Garra, da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Dependentes químicos foram revistados na Rua Helvétia, na esquina com a Avenida São João (assista ao vídeo acima).

A nova operação no Centro acontece um dia antes da realização da Virada Cultural, que terá shows gratuitos entre sábado (28) e domingo (29) em palcos montados pela cidade, inclusive no Centro.

Desde quando foram retirados da Praça Princesa Isabel pela polícia, os usuários de droga já ocuparam diferentes endereços: a Praça Marechal Deodoro; a Rua Helvétia, entre a Rua Barão de Campinas e a Avenida São João, e também na esquina da Avenida São João com a Rua Frederico Steidel.

Na noite de quarta-feira (25), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse que as autoridades têm a situação da Cracolândia “sob controle”, apesar das constantes migrações do chamado “fluxo”, que têm tirado o sossego dos moradores dos bairros de Santa Cecília e Campos Elíseos.

Em nota, a Polícia Civil informou que a operação é uma etapa da Operação Caronte e tem como finalidade “combater o TRÁFICO DE DROGAS (especialmente CRACK), que leva os usuários ao submundo das drogas, com a notória degradação física e mental dos mesmos, os deixando vagar pelas ruas, servindo apenas aos propósitos dos traficantes, até o fim de suas existências”.

De acordo com o comunicado, “as diligencias terão o objetivo de dar cumprimento a 31 (trinta e um) mandados de prisão, bem com realizar prisões em flagrante. Os alvos são traficantes que vendem drogas venda a dependentes químicos”.

O balanço final da ação não havia sido divulgado até a última atualização desta reportagem.

Fonte: G1